RELAÇÕES ENTRE TEORIAS LINGUÍSTICAS, TEORIAS DA APRENDIZAGEM E MÉTODOS DE ENSINO DE LÍNGUAS

Autores

  • Amanda Maraschin Bruscato Universidade do Algarve
  • Jorge Baptista Universidade do Algarve

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3939

Resumo

Este artigo pretende analisar de que modo as teorias linguísticas relacionam-se com as teorias da aprendizagem e com os métodos de ensino de línguas a partir do século XX. Procura-se demonstrar como as teorias impulsionaram novas práticas e como as críticas que receberam serviram de base para novas teorias. São percorridas as teorias das ciências da linguagem distribucionista, gerativista e sistêmico-funcional, relacionando-as respectivamente às teorias de aprendizagem comportamentalista, cognitivista e sociointeracionista e aos métodos audiolingual, natural e comunicativo de ensino-aprendizagem de línguas. Com a mudança para o atual paradigma humanista, há a coexistência de distintas teorias e métodos que podem ser aplicados ao ensino dependendo das necessidades dos aprendizes. Espera-se oferecer um panorama da linguística moderna de modo a identificar possíveis implicações das teorias das ciências da linguagem para o ensino-aprendizagem de línguas. Como parte de uma tese de doutoramento em ciências da linguagem, o artigo contribuiu como base teórica para a construção de materiais para o ensino de línguas à distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Maraschin Bruscato, Universidade do Algarve

Doutoranda em Ciências da Linguagem na Universidade do Algarve, Especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Dom Bosco (2019), Licenciada com Láurea Acadêmica em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018) e em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2019).

Jorge Baptista, Universidade do Algarve

Doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade do Algarve e professor associado desta universidade desde 1992.

Downloads

Publicado

10/07/2020

Como Citar

Bruscato, A. M., & Baptista, J. (2020). RELAÇÕES ENTRE TEORIAS LINGUÍSTICAS, TEORIAS DA APRENDIZAGEM E MÉTODOS DE ENSINO DE LÍNGUAS. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3939

Edição

Seção

Artigos