RELAÇÕES ENTRE TEORIAS LINGUÍSTICAS, TEORIAS DA APRENDIZAGEM E MÉTODOS DE ENSINO DE LÍNGUAS
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3939Resumen
Este artigo pretende analisar de que modo as teorias linguísticas relacionam-se com as teorias da aprendizagem e com os métodos de ensino de línguas a partir do século XX. Procura-se demonstrar como as teorias impulsionaram novas práticas e como as críticas que receberam serviram de base para novas teorias. São percorridas as teorias das ciências da linguagem distribucionista, gerativista e sistêmico-funcional, relacionando-as respectivamente às teorias de aprendizagem comportamentalista, cognitivista e sociointeracionista e aos métodos audiolingual, natural e comunicativo de ensino-aprendizagem de línguas. Com a mudança para o atual paradigma humanista, há a coexistência de distintas teorias e métodos que podem ser aplicados ao ensino dependendo das necessidades dos aprendizes. Espera-se oferecer um panorama da linguística moderna de modo a identificar possíveis implicações das teorias das ciências da linguagem para o ensino-aprendizagem de línguas. Como parte de uma tese de doutoramento em ciências da linguagem, o artigo contribuiu como base teórica para a construção de materiais para o ensino de línguas à distância.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.