EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ANÁLISE DO ESTADO DO CONHECIMENTO NO NORTE DO BRASIL

Autores

  • Sonia Maria da Silva Araujo Universidade Federal do Pará
  • Rodrigo Moura Queiroz Universidade Federal do Pará
  • Carlos Henrique Garcia de Souza Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3996

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar produções acadêmicas que têm como tema educação e relações étnico-raciais, publicadas no periódico quadrienal Revista Cocar, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). As publicações analisadas estão situadas no período 2007-2019. A metodologia utilizada baseia-se nos estudos de tipo bibliográfico, denominado de Estado do Conhecimento. Os resultados mostram que, apesar de pequena, há uma crescente evolução de publicações sobre educação e relações étnico-raciais na Revista Cocar, comprometidas, sobretudo, em combater o racismo e valorizar saberes historicamente invisibilizados, produzidos pela população negra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Maria da Silva Araujo, Universidade Federal do Pará

Professora Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), doutora em Educação pela USP, com pós-doutorado pelo Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra-PT

Rodrigo Moura Queiroz, Universidade Federal do Pará

Estudante de mestrado da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), com especialização em Educação e Cidadania, atua como professor e coordenador da educação básica do Estado do Pará, município de Breves.

Carlos Henrique Garcia de Souza, Universidade Federal do Pará

Estudante de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), atua como professor da educação básica.

Downloads

Publicado

10/07/2020

Como Citar

Araujo, S. M. da S., Queiroz, R. M., & Souza, C. H. G. de. (2020). EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ANÁLISE DO ESTADO DO CONHECIMENTO NO NORTE DO BRASIL. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3996

Edição

Seção

Artigos