EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ANÁLISE DO ESTADO DO CONHECIMENTO NO NORTE DO BRASIL

Autores

  • Sonia Maria da Silva Araujo Universidade Federal do Pará
  • Rodrigo Moura Queiroz Universidade Federal do Pará
  • Carlos Henrique Garcia de Souza Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3996

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar produções acadêmicas que têm como tema educação e relações étnico-raciais, publicadas no periódico quadrienal Revista Cocar, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). As publicações analisadas estão situadas no período 2007-2019. A metodologia utilizada baseia-se nos estudos de tipo bibliográfico, denominado de Estado do Conhecimento. Os resultados mostram que, apesar de pequena, há uma crescente evolução de publicações sobre educação e relações étnico-raciais na Revista Cocar, comprometidas, sobretudo, em combater o racismo e valorizar saberes historicamente invisibilizados, produzidos pela população negra.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sonia Maria da Silva Araujo, Universidade Federal do Pará
    Professora Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), doutora em Educação pela USP, com pós-doutorado pelo Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra-PT
  • Rodrigo Moura Queiroz, Universidade Federal do Pará
    Estudante de mestrado da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), com especialização em Educação e Cidadania, atua como professor e coordenador da educação básica do Estado do Pará, município de Breves.
  • Carlos Henrique Garcia de Souza, Universidade Federal do Pará
    Estudante de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), atua como professor da educação básica.

Downloads

Publicado

10/07/2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ANÁLISE DO ESTADO DO CONHECIMENTO NO NORTE DO BRASIL. (2020). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3996