JOGOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: NOVAS PLATAFORMAS PARA EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM CIBERPESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v11i1.4026Resumo
O presente artigo corresponde a um recorte da dissertação de mestrado intitulada por Mobile game na educação básica: experiências docentes e discentes de ciberpesquisa[1] - formação multirreferencial (ARDOINO, 1998; MACEDO, 2010; e SANTOS, E., 2014) com os pressupostos da pesquisa com os cotidianos (CERTEAU, 2012; ALVES, N., 2008). A partir do desenvolvimento desta pesquisa no cotidiano escolar da Educação Básica da periferia da cidade de Duque de Caxias no Estado do Rio de Janeiro pensamos sobre os jogos digitais na perspectiva de compreendê-los como artefatos culturais contemporâneos que podem ser utilizados no cotidiano escolar para a construção do conhecimento através das experiências formativas (MACEDO, 2011). Para tanto, dialogamos sobre os jogos digitais trazendo reflexões no contexto da revolução tecnológica com o advento das tecnologias digitais.
[1] Inspirados nas perspectivas cotidianistas em Alves, N. (2008), adotaremos os usos das expressões “ciberpesquisaformação”, “professorapesquisadora”, dentre outras junções, com a finalidade de marcarmos os sentidos e a força política das palavras que buscam superar a dicotomização construída no período da ciência moderna.
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