JOGOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: NOVAS PLATAFORMAS PARA EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM CIBERPESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL

Autores

  • Liliene Russell Lopes Russell Maturana UERJ
  • Rosemary dos Santos UERJ

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i1.4026

Resumo

O presente artigo corresponde a um recorte da dissertação de mestrado intitulada por Mobile game na educação básica: experiências docentes e discentes de ciberpesquisa[1] - formação multirreferencial (ARDOINO, 1998; MACEDO, 2010; e SANTOS, E., 2014)  com os pressupostos da pesquisa com os cotidianos (CERTEAU, 2012; ALVES, N., 2008). A partir do desenvolvimento desta pesquisa no cotidiano escolar da Educação Básica da periferia da cidade de Duque de Caxias no Estado do Rio de Janeiro pensamos sobre os jogos digitais na perspectiva de compreendê-los como artefatos culturais contemporâneos que podem ser utilizados no cotidiano escolar para a construção do conhecimento através das experiências formativas (MACEDO, 2011). Para tanto, dialogamos sobre os jogos digitais trazendo reflexões no contexto da revolução tecnológica com o advento das tecnologias digitais.

 


[1] Inspirados nas perspectivas cotidianistas em Alves, N. (2008), adotaremos os usos das expressões “ciberpesquisaformação”,professorapesquisadora”, dentre outras junções, com a finalidade de marcarmos os sentidos e a força política das palavras que buscam superar a dicotomização construída no período da ciência moderna.

 

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Biografia do Autor

Liliene Russell Lopes Russell Maturana, UERJ

Mestre em Educação / Programa de Pós Graduação em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ / Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Cibercultura - Educiber. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Básica. Professora do Município de Duque de Caxias-RJ em horário integral. Possui Licenciatura e Bacharelado em Economia Doméstica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001). Formada em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (2004). Especialista em Avaliação Educacional pela UERJ (2004). Especialista em Alfabetização das crianças das classes populares pela UFF (2008). Especialista em Gestão Escolar Integrada - Supervisão e Orientação (2014) pela Faculdade Interrnacional Signorelli.

Rosemary dos Santos, UERJ

 

[1] Doutora e professora adjunta do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ). Professora do Programa de Pós graduação em Educação – Proped na linha de pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais.

[1] Inspirados nas perspectivas cotidianistas em Alves, N. (2008), adotaremos os usos das expressões “ciberpesquisaformação”,professorapesquisadora”, dentre outras junções, com a finalidade de marcarmos os sentidos e a força política das palavras que buscam superar a dicotomização construída no período da ciência moderna.

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Publicado

07/02/2021

Como Citar

Lopes Russell Maturana, L. R., & Santos, R. dos. (2021). JOGOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: NOVAS PLATAFORMAS PARA EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM CIBERPESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i1.4026

Edição

Seção

Artigos