ETNOMAQUETES COMO IMAGENS DE MUNDO DE ESTUDANTES DA PERIFERIA URBANA

Autores

  • Gabriela Dutra Rodrigues Conrado Prefeitura Municipal de Pelotas
  • Márcia Souza da Fonseca Universidade Federal de Pelotas. Instituto de Matemática e Física.

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i1.4046

Resumo

Neste artigo buscou-se investigar como as transições entre jogos de linguagem possibilitam entender as formas de vidas de estudantes da periferia urbana. Para tanto se utilizou a perspectiva filosófica de Ludwig Wittgenstein com o objetivo analisar as imagens de mundo de estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental por meio da produção de etnomaquetes. Etnomaquetes é o nome dado ao conjunto de atividades pedagógicas de construção de plantas baixas e maquetes a fim de auxiliar no ensino de Matemática visibilizando saberes presentes no cotidiano dos sujeitos escolares. A investigação foi submetida a uma abordagem qualitativa com inspirações etnográficas nas quais fotos, desenhos, maquetes, diálogos e anotações foram utilizados para análise da parte empírica da pesquisa. Pode-se perceber que as produções dos estudantes estão impregnadas pelas suas imagens de mundo e as transições entre jogos de linguagem colaboraram para melhor compreender semelhanças e diferenças entre conhecimentos escolares e não escolares. Além disso, foi possível perceber redimensionamento das relações de poder entre professora e estudantes nas táticas utilizadas pelos alunos e alunas para facilitar a execução das atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Dutra Rodrigues Conrado, Prefeitura Municipal de Pelotas

Professora da rede municipal de Pelotas-RS. Mestra em Educação Matemática pela UFPel-RS.

Márcia Souza da Fonseca, Universidade Federal de Pelotas. Instituto de Matemática e Física.

Professora da Universidade Federal de Pelotas. Drª em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

07/02/2021

Como Citar

Conrado, G. D. R., & Fonseca, M. S. da. (2021). ETNOMAQUETES COMO IMAGENS DE MUNDO DE ESTUDANTES DA PERIFERIA URBANA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i1.4046

Edição

Seção

Artigos