EXPERIÊNCIAS SOCIOCULTURAIS E A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS EXTRATIVISTAS DA AMAZÔNIA PARAENSE
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v11i1.4050Resumo
Resumo
Este artigo tem como foco as infâncias em contexto extrativista da RESEX Marinha, Tracuateua, Pará. O objetivo é analisar as experiências socioculturais e a educação de crianças de uma turma de educação infantil da Amazônia paraense na relação com a terra e os rios e na vinculação ao currículo de uma escola do campo. Para tal, adotamos a perspectiva sócio-histórica a partir de rodas de diálogos e de produção de desenhos como caminho metodológico para a escuta sensível das crianças. Os resultados nos permitiram refletir que as experiências da infância extrativista são singulares por se articularem com o ambiente social e natural. Os rios e a terra se configuram como cenário de vida e de existência. Neles, as crianças partilham experiências de cuidado, lazer, aprendizado, razão da manutenção e da circulação de saberes.
Palavras-chave: Infâncias; Crianças; Experiências socioculturais; Currículo; Amazônia Paraense.
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