EXPERIÊNCIAS SOCIOCULTURAIS E A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS EXTRATIVISTAS DA AMAZÔNIA PARAENSE

Autores

  • Regina Silva Aviz Doutoranda em Educação, linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia, Universidade do Estado do Pará, Campus Belém, Brasil. Professora da Educação Básica. Mestre em Educação, Universidade do Estado do Pará, Campus Belém, Brasil.
  • Tania Regina Lobato dos Santos Doutora em Educação, professora titular e docente da Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, no Centro de Ciências Sociais e Educação, da Universidade do Estado do Pará, Campus Belém, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i1.4050

Resumo

Resumo

Este artigo tem como foco as infâncias em contexto extrativista da RESEX Marinha, Tracuateua, Pará. O objetivo é analisar as experiências socioculturais e a educação de crianças de uma turma de educação infantil da Amazônia paraense na relação com a terra e os rios e na vinculação ao currículo de uma escola do campo. Para tal, adotamos a perspectiva sócio-histórica a partir de rodas de diálogos e de produção de desenhos como caminho metodológico para a escuta sensível das crianças. Os resultados nos permitiram refletir que as experiências da infância extrativista são singulares por se articularem com o ambiente social e natural. Os rios e a terra se configuram como cenário de vida e de existência. Neles, as crianças partilham experiências de cuidado, lazer, aprendizado, razão da manutenção e da circulação de saberes.

Palavras-chave: Infâncias; Crianças; Experiências socioculturais; Currículo; Amazônia Paraense.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Regina Silva Aviz, Doutoranda em Educação, linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia, Universidade do Estado do Pará, Campus Belém, Brasil. Professora da Educação Básica. Mestre em Educação, Universidade do Estado do Pará, Campus Belém, Brasil.
    Doutoranda do programa de pós Graduação em Educação, Linha Saberes culturais e Educação na Amzônia, Universidade do Estado do Pará
  • Tania Regina Lobato dos Santos, Doutora em Educação, professora titular e docente da Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, no Centro de Ciências Sociais e Educação, da Universidade do Estado do Pará, Campus Belém, Brasil.
    Doutora em Educação, professora titular e docente da Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, no Centro de Ciências Sociais e Educação, da Universidade do Estado do Pará, Campus Belém, Brasil.

Downloads

Publicado

07/02/2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EXPERIÊNCIAS SOCIOCULTURAIS E A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS EXTRATIVISTAS DA AMAZÔNIA PARAENSE. (2021). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i1.4050

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)