POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARTICIPATIVA DE PESQUISA COM JOVENS

Autores

  • Maurício Perondi Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i1.4083

Resumo

Este trabalho se propõe a responder à questão: é possível realizar uma pesquisa científica que utilize uma metodologia participativa, envolvendo jovens como sujeitos ativos na investigação? A partir desta problematização são discutidos pressupostos das ciências humanas em que, tradicionalmente, os trabalhos científicos que realizam pesquisa com jovens tendem a desenvolver perspectivas verticalizadas em que o pesquisador é sujeito e os participantes são constituídos apenas como objeto. Parte-se de uma fundamentação teórica ancorada em autores tais como Feixa (2006), Melucci (2005), Pais (2003) e Sposito (2009), que ressaltam a importância de se realizar pesquisas “com os jovens” e não apenas “sobre os jovens”. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa baseada em narrativas juvenis, inspirada em Niewiadomski e Takeuti (2009), através da organização de um curso com jovens de quatro organizações sociais que trabalham com jovens, a partir de quatro temas: ecologia, étnico-racial, educação popular e violência. Estes jovens realizaram formação sobre a temática da pesquisa e tiveram capacitação técnica para o seu desenvolvimento. Foram situados como sujeitos ativos na realização do trabalho de campo, contribuindo com a produção das narrativas de outros jovens, integrantes dos coletivos em que participavam. Os resultados do trabalho evidenciaram que é possível desenvolver uma pesquisa de forma participativa e que o processo formativo realizado, juntamente com a atuação efetiva, contribuíu para a formação dos jovens, ampliando os seus repertórios educativos e sociais e possibilitando o aprendizado de como realizar pesquisas acadêmicas. Além disso, destacaram que se sentiram valorizados e com grande autonomia para conduzir os processos da investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Perondi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Maurício Perondi

Professor da Faculdade de Educação/UFRGS

Área de Educação Social/Departamento de Estudos Especializados
Membro do Observatório da Socioeducação e do PPSC/CIESS/UFRGS

 

Downloads

Publicado

07/02/2021

Como Citar

Perondi, M. (2021). POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARTICIPATIVA DE PESQUISA COM JOVENS. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i1.4083

Edição

Seção

Artigos