POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARTICIPATIVA DE PESQUISA COM JOVENS

Autores

  • Maurício Perondi Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i1.4083

Resumo

Este trabalho se propõe a responder à questão: é possível realizar uma pesquisa científica que utilize uma metodologia participativa, envolvendo jovens como sujeitos ativos na investigação? A partir desta problematização são discutidos pressupostos das ciências humanas em que, tradicionalmente, os trabalhos científicos que realizam pesquisa com jovens tendem a desenvolver perspectivas verticalizadas em que o pesquisador é sujeito e os participantes são constituídos apenas como objeto. Parte-se de uma fundamentação teórica ancorada em autores tais como Feixa (2006), Melucci (2005), Pais (2003) e Sposito (2009), que ressaltam a importância de se realizar pesquisas “com os jovens” e não apenas “sobre os jovens”. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa baseada em narrativas juvenis, inspirada em Niewiadomski e Takeuti (2009), através da organização de um curso com jovens de quatro organizações sociais que trabalham com jovens, a partir de quatro temas: ecologia, étnico-racial, educação popular e violência. Estes jovens realizaram formação sobre a temática da pesquisa e tiveram capacitação técnica para o seu desenvolvimento. Foram situados como sujeitos ativos na realização do trabalho de campo, contribuindo com a produção das narrativas de outros jovens, integrantes dos coletivos em que participavam. Os resultados do trabalho evidenciaram que é possível desenvolver uma pesquisa de forma participativa e que o processo formativo realizado, juntamente com a atuação efetiva, contribuíu para a formação dos jovens, ampliando os seus repertórios educativos e sociais e possibilitando o aprendizado de como realizar pesquisas acadêmicas. Além disso, destacaram que se sentiram valorizados e com grande autonomia para conduzir os processos da investigação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maurício Perondi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Maurício Perondi

    Professor da Faculdade de Educação/UFRGS

    Área de Educação Social/Departamento de Estudos Especializados
    Membro do Observatório da Socioeducação e do PPSC/CIESS/UFRGS

     

Downloads

Publicado

07/02/2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARTICIPATIVA DE PESQUISA COM JOVENS. (2021). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i1.4083