POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARTICIPATIVA DE PESQUISA COM JOVENS
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v11i1.4083Resumo
Este trabalho se propõe a responder à questão: é possível realizar uma pesquisa científica que utilize uma metodologia participativa, envolvendo jovens como sujeitos ativos na investigação? A partir desta problematização são discutidos pressupostos das ciências humanas em que, tradicionalmente, os trabalhos científicos que realizam pesquisa com jovens tendem a desenvolver perspectivas verticalizadas em que o pesquisador é sujeito e os participantes são constituídos apenas como objeto. Parte-se de uma fundamentação teórica ancorada em autores tais como Feixa (2006), Melucci (2005), Pais (2003) e Sposito (2009), que ressaltam a importância de se realizar pesquisas “com os jovens” e não apenas “sobre os jovens”. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa baseada em narrativas juvenis, inspirada em Niewiadomski e Takeuti (2009), através da organização de um curso com jovens de quatro organizações sociais que trabalham com jovens, a partir de quatro temas: ecologia, étnico-racial, educação popular e violência. Estes jovens realizaram formação sobre a temática da pesquisa e tiveram capacitação técnica para o seu desenvolvimento. Foram situados como sujeitos ativos na realização do trabalho de campo, contribuindo com a produção das narrativas de outros jovens, integrantes dos coletivos em que participavam. Os resultados do trabalho evidenciaram que é possível desenvolver uma pesquisa de forma participativa e que o processo formativo realizado, juntamente com a atuação efetiva, contribuíu para a formação dos jovens, ampliando os seus repertórios educativos e sociais e possibilitando o aprendizado de como realizar pesquisas acadêmicas. Além disso, destacaram que se sentiram valorizados e com grande autonomia para conduzir os processos da investigação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.