A AUTONOMIA DISCENTE À LUZ DA DINÂMICA SOCIOEDUCATIVA IMPOSTA PELA PANDEMIA

Autores

  • Alessandra Leles Rocha

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4112

Resumo

2020 já é um marco de transformação para a Educação brasileira. À revelia de quaisquer diretrizes e/ou políticas públicas voltadas para o setor, foi a Pandemia de um desconhecido agente viral, o SARS-CoV-2, causador da COVID-19, que impôs o emergir de novas diretrizes e parâmetros. A Pandemia dissecou as camadas de complexidade que revestem a educação nacional e impôs, portanto, reflexões importantes no campo da qualificação/formação docente, do papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); mas, particularmente, da consolidação da autonomia discente. Esse artigo, então, buscou traçar algumas reflexões acerca da autonomia discente a partir do enfoque das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), da inclusão digital, dos multiletramentos, da consciência quanto aos limites entre a liberdade e a responsabilidade e a visão dos pais ou responsáveis sobre o papel da escola e do professor; tudo isso à luz da dinâmica socioeducativa imposta pela Pandemia.

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Biografia do Autor

  • Alessandra Leles Rocha

    Graduada em Letras - Habilitação em Língua Inglesa, ILEEL/UFU.

    Bacharel em Ciências Biológicas, UFU.

    Mestre em Geografia, Área de Concentração: Análise, Planejamento e Gestão Socioambiental, UFU.

    http://lattes.cnpq.br/3159400393008830

     

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Publicado

10/09/2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A AUTONOMIA DISCENTE À LUZ DA DINÂMICA SOCIOEDUCATIVA IMPOSTA PELA PANDEMIA. (2021). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4112