O CURRICULO OCULTO SOB PERSPECTIVA INTERATIVA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DE ROLE-PLAYS
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4172Resumo
O presente artigo se insere na temática de Língua Inglesa como língua adicional e aborda o uso de atividades em grupo, especificamente as role-plays como forma de aprimorar competências sociais e comunicativas e evidenciar o currículo oculto no processo interacional entre os alunos. Ao considerarmos que o trabalho com a língua inglesa, de acordo com os documentos normativos, deva ser a formação tanto de habilidades linguísticas e comunicativas, quanto de interação e pertencimento social, busca-se apresentar as role-plays como instrumento privilegiado para este fim, precisamente por conter algumas características que fazem desta atividade uma excelente chance para desenvolvimento do speaking e do listening, habilidades raramente trabalhadas em sala de aula. Além disso, este tipo de tarefa proporciona aos alunos o contato com situações onde o uso da língua se faz necessário, estimula a autoconfiança e autoconhecimento e promove a interação e a troca de experiências, ofertando, assim, a oportunidade da formação de comportamentos e posturas que possibilitam o preparo do aluno para a convivência em sociedade. Faremos também aqui neste trabalho um diálogo entre essa metodologia ativa e o currículo oculto. Este estudo configura-se como uma pesquisa bibliográfica exploratória e destina-se a professores e educadores de línguas, em especial do Ensino Médio, que buscam inserir a prática deste tipo de atividade em suas aulas.
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