O CURRICULO OCULTO SOB PERSPECTIVA INTERATIVA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DE ROLE-PLAYS

Autores

  • Marineuza Souza dos Santos Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4172

Resumo

O presente artigo se insere na temática de Língua Inglesa como língua adicional e aborda o uso de atividades em grupo, especificamente as role-plays como forma de aprimorar competências sociais e comunicativas e evidenciar o currículo oculto no processo interacional entre os alunos. Ao considerarmos que o trabalho com a língua inglesa, de acordo com os documentos normativos, deva ser a formação tanto de habilidades linguísticas e comunicativas, quanto de interação e pertencimento social, busca-se apresentar as role-plays como instrumento privilegiado para este fim, precisamente por conter algumas características que fazem desta atividade uma excelente chance para desenvolvimento do speaking e do listening, habilidades raramente trabalhadas em sala de aula. Além disso, este tipo de tarefa proporciona aos alunos o contato com situações onde o uso da língua se faz necessário, estimula a autoconfiança e autoconhecimento e promove a interação e a troca de experiências, ofertando, assim, a oportunidade da formação de comportamentos e posturas que possibilitam o preparo do aluno para a convivência em sociedade. Faremos também aqui neste trabalho um diálogo entre essa metodologia ativa e o currículo oculto. Este estudo configura-se como uma pesquisa bibliográfica exploratória e destina-se a professores e educadores de línguas, em especial do Ensino Médio, que buscam inserir a prática deste tipo de atividade em suas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marineuza Souza dos Santos, Colégio Pedro II

Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa na SEEDUC-RJ; pós graduada em Ensino de Leitura e Produção Texual, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Ensino de Lígua Inglesa e Uso de Novas Tecnologias, pela Universidade Estácio de Sá; mestranda em Práticas de Educação Básica, pelo Colégio Pedro II, linha de pesquisa "Práticas Emergentes na Educação".

Downloads

Publicado

10/09/2021

Como Citar

dos Santos, M. S. (2021). O CURRICULO OCULTO SOB PERSPECTIVA INTERATIVA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DE ROLE-PLAYS. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4172

Edição

Seção

Artigos