AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA SOCIAL NA RESSIGNIFICAÇÃO DO CONTRATURNO ESCOLAR ÀS CRIANÇAS FILHAS DE PAIS E MÃES ENCARCERADOS

Autores

  • CARLA JULIANE DOS SANTOS VILAR Universidade Federal do Paraná- UFPR
  • GABRIELA ISABEL REYES ORMEÑO Universidade Federal do Paraná- UFPR

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4339

Resumo

What do you want to do ?New mailCopy

Este artigo é resultado das leituras e reflexões oportunizadas na disciplina Pedagogia Social e Práticas de Educação Popular, Social e Comunitária, ministrada pelo professor Roberto da Silva na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo no 2º semestre de 2020. A Pedagogia Social se apresenta como uma grande possibilidade para a efetividade da Educação Escolar, sendo que manifesta outras educações possíveis que por sua vez contemplam o sujeito como um todo, sendo elas: Social, Popular e Comunitária. Falar em outras educações possibilita uma quebra de paradigmas, a considerar que há uma prevalência na educação escolar, tomando esta, de maneira equivocada, como única capaz de formar cidadãos. A função social da escola é algo a ser repensado, para além dos jargões consolidados pela Pedagogia Escolar. Os conceitos apresentados pela Pedagogia Social contribuem para a organização de atividades a serem ofertadas em contraturno escolar às crianças filhas de pais e mães encarcerados no município de Piraquara-PR.

What do you want to do ?New mailCopyWhat do you want to do ?New mailCopy

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CARLA JULIANE DOS SANTOS VILAR, Universidade Federal do Paraná- UFPR

Professora da rede municipal de ensino de Piraquara-PR

Mestranda em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná- UFPR

What do you want to do ?New mailCopy

GABRIELA ISABEL REYES ORMEÑO, Universidade Federal do Paraná- UFPR

Doutora em Psicologia

Departamento de Teorias e Fundamentos Da  Educação

Universidade Federal do Paraná- UFPR

What do you want to do ?New mailCopy

Downloads

Publicado

10/09/2021

Como Citar

VILAR, C. J. D. S., & REYES ORMEÑO, G. I. (2021). AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA SOCIAL NA RESSIGNIFICAÇÃO DO CONTRATURNO ESCOLAR ÀS CRIANÇAS FILHAS DE PAIS E MÃES ENCARCERADOS. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4339

Edição

Seção

Artigos