AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA SOCIAL NA RESSIGNIFICAÇÃO DO CONTRATURNO ESCOLAR ÀS CRIANÇAS FILHAS DE PAIS E MÃES ENCARCERADOS
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4339Resumo
What do you want to do ?New mailCopyEste artigo é resultado das leituras e reflexões oportunizadas na disciplina Pedagogia Social e Práticas de Educação Popular, Social e Comunitária, ministrada pelo professor Roberto da Silva na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo no 2º semestre de 2020. A Pedagogia Social se apresenta como uma grande possibilidade para a efetividade da Educação Escolar, sendo que manifesta outras educações possíveis que por sua vez contemplam o sujeito como um todo, sendo elas: Social, Popular e Comunitária. Falar em outras educações possibilita uma quebra de paradigmas, a considerar que há uma prevalência na educação escolar, tomando esta, de maneira equivocada, como única capaz de formar cidadãos. A função social da escola é algo a ser repensado, para além dos jargões consolidados pela Pedagogia Escolar. Os conceitos apresentados pela Pedagogia Social contribuem para a organização de atividades a serem ofertadas em contraturno escolar às crianças filhas de pais e mães encarcerados no município de Piraquara-PR.
What do you want to do ?New mailCopyWhat do you want to do ?New mailCopyDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.