AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA SOCIAL NA RESSIGNIFICAÇÃO DO CONTRATURNO ESCOLAR ÀS CRIANÇAS FILHAS DE PAIS E MÃES ENCARCERADOS

Autores

  • CARLA JULIANE DOS SANTOS VILAR Universidade Federal do Paraná- UFPR
  • GABRIELA ISABEL REYES ORMEÑO Universidade Federal do Paraná- UFPR

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4339

Resumo

What do you want to do ?New mailCopy

Este artigo é resultado das leituras e reflexões oportunizadas na disciplina Pedagogia Social e Práticas de Educação Popular, Social e Comunitária, ministrada pelo professor Roberto da Silva na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo no 2º semestre de 2020. A Pedagogia Social se apresenta como uma grande possibilidade para a efetividade da Educação Escolar, sendo que manifesta outras educações possíveis que por sua vez contemplam o sujeito como um todo, sendo elas: Social, Popular e Comunitária. Falar em outras educações possibilita uma quebra de paradigmas, a considerar que há uma prevalência na educação escolar, tomando esta, de maneira equivocada, como única capaz de formar cidadãos. A função social da escola é algo a ser repensado, para além dos jargões consolidados pela Pedagogia Escolar. Os conceitos apresentados pela Pedagogia Social contribuem para a organização de atividades a serem ofertadas em contraturno escolar às crianças filhas de pais e mães encarcerados no município de Piraquara-PR.

What do you want to do ?New mailCopyWhat do you want to do ?New mailCopy

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • CARLA JULIANE DOS SANTOS VILAR, Universidade Federal do Paraná- UFPR

    Professora da rede municipal de ensino de Piraquara-PR

    Mestranda em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná- UFPR

    What do you want to do ?New mailCopy
  • GABRIELA ISABEL REYES ORMEÑO, Universidade Federal do Paraná- UFPR

    Doutora em Psicologia

    Departamento de Teorias e Fundamentos Da  Educação

    Universidade Federal do Paraná- UFPR

    What do you want to do ?New mailCopy

Downloads

Publicado

10/09/2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA SOCIAL NA RESSIGNIFICAÇÃO DO CONTRATURNO ESCOLAR ÀS CRIANÇAS FILHAS DE PAIS E MÃES ENCARCERADOS. (2021). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4339