POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ – SP

Autores

  • Maraligia Silva Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Alissandra Marques Freitas Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Sanny Silva da Rosa Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i3.4373

Resumo

Este trabalho tem como base duas pesquisas que se propõem a estudar a evolução das Políticas Públicas implementadas pelo município de Santo André no ABC Paulista, na sua rede própria de ensino. São duas dissertações de mestrado sendo desenvolvidas na Universidade de São Caetano do Sul e que tem as Políticas Públicas em Educação Inclusiva como ponto comum. Este trabalho se configura a partir da inclusão de alunos com deficiência em duas escolas da rede pública municipal, na perspectiva do diretor escolar, entendendo-o como figura essencial ao processo de inclusão escolar do aluno com deficiência. A pesquisa vem numa perspectiva qualitativa e procura investigar por meio da análise de documentos e pesquisa de campo como os diretores escolares, do ponto de vista de suas atribuições e de suas ações de alcance pedagógico, podem contribuir para que a inclusão educacional seja entendida como oportunidade de crescimento pessoal e coletivo, exercício de cidadania e aprendizagem significativa para todos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maraligia Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul
    Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do ABC - São Caetano do Sul (1990) e pós graduação em Psicopedagogia e Didática do Ensino Superior pela Universidade de Franca (1997 e 1998). É estudante do Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional, professora concursada de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Santo André, onde já atuou como diretora e coordenadora pedagógica e atualmente exerce função gratificada de assistente pedagógica.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, gestão pública e educação especial.
  • Alissandra Marques Freitas, Universidade Municipal de São Caetano do Sul
    Pedagoga, pós-graduada em Psicologia Clínica pela Universidade Metodista de São Paulo. Professora de educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de São Caetano do Sul, onde atuou como Professora Assessora de Educação Inclusiva (PAE). Atualmente atua como diretora de escola de ensino fundamental na mesma rede. Pós-graduanda em Educação (Mestrado Profissional) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).
  • Sanny Silva da Rosa, Universidade Municipal de São Caetano do Sul
    Pedagoga, mestre e doutora em Educação (Currículo) pela PUC-SP; estudos pós-graduados em Políticas Educacionais pelo IOE / University College of London. Professora e pesquisadora do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Linha de pequisa: políticas e gestão educacional.

Downloads

Publicado

14/12/2021

Como Citar

POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ – SP. (2021). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i3.4373