DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM VÍDEOS DE EXPERIMENTOS DE QUÍMICA NO YOUTUBE

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Resumo

O conhecimento científico é reconhecido como fator de inclusão social e necessário para que as pessoas possam exercer a cidadania, e opinar de forma crítica sobre questões sócio-econômicas e relacionadas à saúde e ambiente. Nesse contexto, a divulgação científica visa contribuir para a alfabetização científica para que o indivíduo possa julgar a veracidade das informações que recebe. Os meios pelos quais ocorrem a divulgação científica são diversos incluindo vídeos do YouTube, por exemplo. O presente estudo avaliou os vídeos de experimentos de química presentes no YouTube, o seu potencial na divulgação científica e a influência da contextualização com a cultura “pop”. Foi observado que usando as palavras-chave experimentos de química foram obtidos, principalmente, vídeos de entretenimento. Este estudo pode contribuir para divulgar os vídeos de experimentos de química como potencial ferramenta para a prática pedagógica utilizada por professores em sala de aula.

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Biografia do Autor

Ricardo Láu Machado, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando no programa de pós graduação em Produtos Bioativos e Biociências, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciando em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Experiência laboratorial pela iniciação científica na área de síntese orgânica com pesquisa de título: SÍNTESE DE HÍBRIDOS ESTILBENO-QUINONA COM POTENCIAL ATIVIDADE BIOLÓGICA. Professor na disciplina de Química do curso de pré-vestibular comunitário "EDUCA + JOVEM", em Tamoios, Cabo Frio, RJ.

Paula Alvarez Abreu , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM). Atua nas disciplinas de Metodologia científica, Docência no ensino superior Micologia clínica e Modelagem molecular. Doutora em Neurociências pela Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Farmácia pela UFF (2006). Atualmente é membro do Programa de Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociências da UFRJ e tem projetos na área de desenvolvimento de novas ferramentas para ensino incluindo simulações e jogos, divulgação científica em saúde nas redes sociais, educação inclusiva e Modelagem Molecular no planejamento de novos fármacos.

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Publicado

18/12/2022

Como Citar

Machado, R. L., & Abreu, P. A. (2022). DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM VÍDEOS DE EXPERIMENTOS DE QUÍMICA NO YOUTUBE. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 12(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/8843