DOCUMENTO CURRICULAR REFERÊNCIAL DA BAHIA PARA O ENSINO MÉDIO: uma análise sobre o ensino de sociologia no estado
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12589Keywords:
Ensino de Sociologia, DCRB, Currículo, BahiaAbstract
O presente artigo integra parte das discussões realizadas pelo autor na dissertação de mestrado apresentada ao ProfSocio/Univasf. O trabalho analisa o Documento Curricular Referencial da Bahia para o Ensino Médio (DCRB-EM), com o objetivo de identificar qual o espaço atribuído ao ensino de Sociologia no estado, após a reforma educacional implementada pela Lei nº 13.415/2027. De caráter qualitativo, a pesquisa se norteia pelo caminho metodológico oferecido por Cellard (2014), que apresenta ensinamentos preciosos sobre análise documental. No campo analítico, utiliza-se de elementos da pedagogia histórico-critica, bem como da teoria crítica do currículo, para fomentar suas impressões acerca do DCRB-EM. Além disso, traz como resultado um panorama sobre a sociologia escolar na Bahia depois da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mostrando as contradições do documento estudado.
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