DOCUMENTO CURRICULAR REFERÊNCIAL DA BAHIA PARA O ENSINO MÉDIO: uma análise sobre o ensino de sociologia no estado

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12589

Keywords:

Ensino de Sociologia, DCRB, Currículo, Bahia

Abstract

O presente artigo integra parte das discussões realizadas pelo autor na dissertação de mestrado apresentada ao ProfSocio/Univasf. O trabalho analisa o Documento Curricular Referencial da Bahia para o Ensino Médio (DCRB-EM), com o objetivo de identificar qual o espaço atribuído ao ensino de Sociologia no estado, após a reforma educacional implementada pela Lei nº 13.415/2027. De caráter qualitativo, a pesquisa se norteia pelo caminho metodológico oferecido por Cellard (2014), que apresenta ensinamentos preciosos sobre análise documental. No campo analítico, utiliza-se de elementos da pedagogia histórico-critica, bem como da teoria crítica do currículo, para fomentar suas impressões acerca do DCRB-EM. Além disso, traz como resultado um panorama sobre a sociologia escolar na Bahia depois da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mostrando as contradições do documento estudado.

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Author Biography

  • Pedro Vitor de Souza Lopes, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

    Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Possui  Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (2017) e Especialização em Gestão da Educação, pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (2021). Atualmente, é professor efetivo das redes estaduais da Bahia e Pernambuco. Em breve passagem pela gestão pública, chefiou o departamento de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura de Abreu e Lima-PE, entre 2017 e 2019. Tem como área de interesse práticas curriculares no ensino de Sociologia.

     

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Published

2025-03-03

How to Cite

de Souza Lopes, P. V. (2025). DOCUMENTO CURRICULAR REFERÊNCIAL DA BAHIA PARA O ENSINO MÉDIO: uma análise sobre o ensino de sociologia no estado. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(1), 176-194. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12589