A EDUCAÇÃO PARA O AMÉM DO CAPITAL: a reforma e os impactos na área das humanidades no ensino médio

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12597

Keywords:

Reforma do Ensino Médio, Neoliberalismo, Lei 13.415/2017

Abstract

Este artigo tem como objetivo investigar e provocar uma reflexão sobre a reforma no Ensino Médio no Brasil promulgada pela Lei 13.415/2017, analisando a mudança na carga horária e na estrutura curricular argumentando o favorecimento dos interesses do mercado, em detrimento da qualidade da educação pública. Além disso, pontua-se a exclusão de diálogo ante a implementação e o estreitamento das relações público-privadas para retroalimentar o setor privado com verbas e financiamento público, alentando a lucratividade do setor em uma perspectiva de reprodução ampliada do capital e evidenciando a influência das políticas neoliberais na educação. A metodologia empregada nesta pesquisa é de caráter bibliográfico exploratório, ancorada em análises do materialismo histórico dialético, sendo utilizados para as análises teóricos como István Mészáros e Dermeval Saviani e seus estudos acerca da educação e capital. Conclui-se que a reforma não trabalha para além dos interesses dominantes, reforçando a hegemonia do capital em detrimento da transformação social qualitativa necessária na educação.

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Author Biographies

  • José de Souza Neto, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Doutor em Educação (2014) pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Possui Mestrado em Economia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Araraquara (2001). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Campus Universitário de Sinop, Coordenador desde 2019 do CEPEC-Centro de Ensino Pesquisa e Extensão da Unemat Sinop, coordenador dos projetos de Extensão "Rádio Unemat em Ação" (2021), "Venha nos Conhecer", "Pedal Além da Visão", "Formação Continuada de Professores: a Pedagogia Histórico Crítica e os processos didático-pedagógicos e as práticas de Ensino". Também coordena o projeto de Pesquisa "Análise Geopolítica e as Relações Internacionais: o conflito Rússia x Ucrânia e o acirramento entre o mundo unipolar e multipolar", Foi professor titular da Faculdade de Sinop - Fasipe (2008) e tem experiência na área de Sociologia, Ciência Política, Economia, Administração e Antropologia, com ênfase em Sociologia e Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: politicas governamentais, desenvolvimento econômico e sustentável, marketing, turismo sustentável e meio ambiente.

  • Claudivania Barbon Anderle, Rede Municipal de Ensino de Cláudia/MT

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional ( PROFSOCIO/UNEMAT), Especialista em Gestão Educacional (EDUCON), Graduada em Pedagogia (UNEMAT), Artista Plástica, Pesquisadora da Rede de Pesquisadores em Politicas Publicas, Estado e Formação Humana (REDE PPPEFH), Professora Efetiva da Rede Municipal de Ensino de Cláudia-MT, Bolsista (CECAMPE CO FORMAÇÃO, FINATEC, MEC,FNDE), Bolsita Demanda Social (CAPES/MEC).

  • Loriene Soares Oliveira, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso - SEDUC/MT

    Mestranda do mestrado profissional de sociologia PROFSOCIO pela Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT(2024), sob orientação do Prof. Dr José de Souza Neto. Pesquisadora da Rede de Pesquisadores em Políticas Públicas, Estado e Formação Humana (REDE PPPEFH). Bolsista Demanda Social (CAPES/MEC). Graduada em Ciências Sociais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2018). Concursada na rede estadual de ensino de Mato Grosso (SEDUC-MT) desde 2018.

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Published

2025-03-03

How to Cite

Souza Neto, J. de, Barbon Anderle, C., & Soares Oliveira, L. (2025). A EDUCAÇÃO PARA O AMÉM DO CAPITAL: a reforma e os impactos na área das humanidades no ensino médio. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(1), 164-175. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12597