POR UMA SOCIOLOGIA DA EXPERIÊNCIA: do ator como sistema ao pensamento social na modernidade

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12657

Keywords:

Sistema Social, Ator Social, Sujeito Pessoal.

Abstract

O artigo visa discutir as argumentações de François Dubet (1996), a partir da “sociologia da experiência” quando o “ator é o sistema.” O objetivo revisional do texto e a discussão que propomos, se enquadra na linha de pesquisa Educação, Escola e Sociedade do Programa de Mestrado em Sociologia em Rede Nacional PROFSOCIO UNEMAT. Tem como chave de análise a sociedade contemporânea a partir das ponderações apresentadas por Alain Touraine (2007), “para compreender o mundo de hoje” a partir de “um novo paradigma.” A esse respeito, debater sobre a educação, a escola e a sociedade como categorias da sociedade, permite vislumbrar no horizonte teórico, a questão social, tratada sob paradigma da ruptura, cujos pontos de vista revelam determinado antagonismo: de um lado, estaria o campo teórico que prevê o fim do social e das sociedades e, pelo outro, o fortalecimento do sujeito pessoal, desvinculando-o do sistema de subordinação, que segundo os teóricos, tal prática se daria no caminho da integração social. A metodologia qualitativa utilizada, privilegia a análise dos campos teóricos, para deles extrair o sentido do social, como categoria de estudo “que tudo que é social, perde sentido no momento da ação do sujeito”, quando busca em si e não representação indireta na sociedade, que se apresenta em constante metamorfose, geradora de conflitos.

 

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Author Biographies

  • Roberto Alves de Arruda, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor Assistente da Faculdade de Educação e Linguagem (FAEL) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus de Sinop-MT. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Educação e Práticas Sociais (GEPTEPS/UNEMAT), do Grupo Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde (THESE-UERJ/UFF/EPSJV/FIOCRUZ). Líder da Rede de Pesquisador@s em Políticas Públicas, Estado e Formação Humana (REDE PPPEFH). Pesquisador Associado do Laboratório de Políticas Públicas (LPP/UERJ).

  • Fabiana de Lima Dias , Rede Pública Municipal de Educação de Vera-MT

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO UNEMAT), Especialista em Gestão Escolar (FASIPE), Neuropsicopedagogia (Faculdade Metropolitana), Neurociência e Educação (Faculdade Metropolitana) e Terapias Alternativas (Faculdade Metropolitana). Graduada em Pedagogia (UFMT) e Direito (Unic), Professora da Rede Pública Municipal de Vera-MT, Vice-Presidente (FUNDEB), Presidente (Vera - Previ), Bolsista Demanda Social (CAPES/MEC)

  • Fernando Castilhero Monteiro, Rede Pública Estadual de Mato Grosso (SEDUC) - MT

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO UNEMAT), Especialista em Ensino de Sociologia (UFMS), Graduado em Sociologia e Política (FESPSP), Pesquisador da Rede de Pesquisadores em Políticas Públicas, Estado e Formação Humana (REDE PPPEFH), Professor da Rede Pública Estadual de Mato Grosso (SEDUC), Coordenador do projeto Lacuna - Edital 003/2024 Programa Pesquisa e Inovação na Escola-PIE (FAPEMAT).

References

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Published

2025-03-03

How to Cite

Arruda, R. A. de, Fabiana de Lima Dias, & Fernando Castilhero Monteiro. (2025). POR UMA SOCIOLOGIA DA EXPERIÊNCIA: do ator como sistema ao pensamento social na modernidade. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(1), 195-204. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12657