ACOLHIMENTO NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO: percepção de estudantes LGBTQIA+

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2.12930

Keywords:

Acolhimento, LGBTQIA+, IFSP.

Abstract

A diversidade de gênero é uma realidade nas instituições educacionais, mas como estudantes LGBTQIA+ têm sido acolhidos no contexto da Educação Profissional e Tecnológica? Para responder tal questionamento o texto objetiva analisar a percepção de estudantes LGBTQIA+ sobre os mecanismos de acolhimento promovidos no contexto do Instituto Federal de São Paulo-Campus Presidente Epitácio (IFSP-PEP). Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva-explicativa. Como instrumento de coleta de dados foi usado a entrevista semiestruturada com dez (10) estudantes autodeclarados LGBTQIA+ do IFSP-PEP. Os dados foram sistematizados de forma a atender ao objetivo proposto com base nos pressupostos teóricos da Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa teve como fundamentação teórica conceitos de acolhimento e práticas educativas de acolhimento. Dentre os mecanismos de acolhimento percebidos pelos participantes, têm-se a semana da diversidade, palestras e eventos, debates e discussões, suporte psicológico e inclusão de nome social. Os resultados apontam tanto avanços, como a realização da Semana da Diversidade, quanto desafios a serem superados para criar um ambiente mais inclusivo para a comunidade LGBTQIA+ no IFSP-PEP.

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Author Biographies

  • Mitsuko Hatsumura, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS

    Possui graduação em Gestão Financeira pelo Centro de Ensino Superior de Maringá(2014) e especialização em Gestão Educacional - Administração, Supervisão e Orientação pela Unicesumar - Centro Universitário Cesumar(2016). Atualmente é Assistente de Alunos da IFSP - Câmpus Presidente Epitácio. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Assistente de alunos.

  • Azenaide Abreu Soares Vieira, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS

    Possui estágio pós-doutoral (2019-2021) na HAMK School of Professional Teacher Education. Pós-doutorado (UFMG, 2013) e doutorado em Estudos Linguísticos (UNESP, 2012); Mestrado em Educação (UCDB, 2007); Licenciatura em Letras Português/Inglês (FIFASUL, 1998). Professora e Pesquisadora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) onde atua como docente no ensino Básico, Técnico, Tecnológico (EBTT) e na pós-graduação (lato e stricto sensu). É professora permanente do programa de Pós-graduação mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Como pesquisadora atua principalmente nas seguintes linhas: Formação de Professores para EPT, Metodologias de Aprendizagem Ativa, Currículo e Comunidade Profissional de Aprendizagem.

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Published

2024-12-27

How to Cite

Hatsumura, M., & Abreu Soares Vieira, A. (2024). ACOLHIMENTO NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO: percepção de estudantes LGBTQIA+. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(2 (Especial), 31-43. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2.12930