ACOLHIMENTO NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO: percepção de estudantes LGBTQIA+
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2.12930Keywords:
Acolhimento, LGBTQIA+, IFSP.Abstract
A diversidade de gênero é uma realidade nas instituições educacionais, mas como estudantes LGBTQIA+ têm sido acolhidos no contexto da Educação Profissional e Tecnológica? Para responder tal questionamento o texto objetiva analisar a percepção de estudantes LGBTQIA+ sobre os mecanismos de acolhimento promovidos no contexto do Instituto Federal de São Paulo-Campus Presidente Epitácio (IFSP-PEP). Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva-explicativa. Como instrumento de coleta de dados foi usado a entrevista semiestruturada com dez (10) estudantes autodeclarados LGBTQIA+ do IFSP-PEP. Os dados foram sistematizados de forma a atender ao objetivo proposto com base nos pressupostos teóricos da Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa teve como fundamentação teórica conceitos de acolhimento e práticas educativas de acolhimento. Dentre os mecanismos de acolhimento percebidos pelos participantes, têm-se a semana da diversidade, palestras e eventos, debates e discussões, suporte psicológico e inclusão de nome social. Os resultados apontam tanto avanços, como a realização da Semana da Diversidade, quanto desafios a serem superados para criar um ambiente mais inclusivo para a comunidade LGBTQIA+ no IFSP-PEP.
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