PANORAMA DA EDUCAÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13205Keywords:
Educação Assistida por Animais; Legislação brasileira; Desenvolvimento humanoAbstract
A Educação Assistida por Animais (EAA) é a utilização direta de cães ou outros animais nas interações pedagógicas, num cenário educacional, com o objetivo de promover o desenvolvimento humano no que diz respeito à aprendizagem de algo. Embora a utilização de animais em benefício das pessoas remonte ao início da existência do ser humano no planeta, o estudo e a aplicação científica dessa prática ainda é bem recente, principalmente no Brasil. Diante disso, o objetivo deste trabalho é investigar o horizonte de atuação da EAA no contexto brasileiro, focando no seu percurso histórico, na regulamentação de sua prática e nas instituições que oferecem esse trabalho em nível nacional e que seguem as diretrizes das organizações internacionais que regulamentam os serviços assistidos por animais, como a International Association of Human-Animal Interaction Organizations (IAHAIO), a Animal Assisted Intervention International (AAII) e a Pet Partners. A investigação foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scielo, Pepsic e catálogo de teses e dissertações da Capes, além de uma pesquisa documental analisando a legislação que trata especificamente sobre as atividades assistidas por animais. Os resultados apontam para uma prática relativamente recente e realizada em poucas instituições, além de uma legislação ainda insuficiente, mas com crescente interesse pela área, o que pode ser verificado por meio do gradual aumento das publicações nacionais e dos cursos oferecidos sobre a temática dos Serviços Assistidos por Animais.
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