O que ensinar e como ensinar? Aproximações entre a teoria e a prática na formação inicial de alunos de Ciências Biológicas do agreste sergipano
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v1i2.434Abstract
Neste artigo são relatadas as primeiras atividades teóricas e práticas de Ensino de Ciências vivenciadas por graduandos de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Essas atividades foram desenvolvidas na disciplina de “Instrumentação para o Ensino de Ciências” através da experimentação de diferentes abordagens teóricas e metodológicas do Ensino de Ciências, fundamentadas na realidade educacional da região. A contextualização foi intermediada pela realização de uma pesquisa nas escolas públicas de Itabaiana - SE e região, através da aplicação de questionários. No intuito de caracterizar as condições em que se realizam o Ensino de Ciências no contexto escolar, identificando aspectos estruturais, funcionais e organizacionais. Os resultados mostraram que além do domínio técnico de um conjunto de conhecimentos teóricometodológicos, foram promovidas ações que possibilitaram uma formação docente crítica das condições locais do exercício profissional.
Palavras-chave: formação inicial; pesquisa; prática; teoria.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.