Percepção ambiental de um grupo de moradores de Sinop-MT: Reflexões sobre o vivido e o porvir
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v2i1.617Abstract
A percepção e o reconhecimento dos cidadãos em relação à importância dos elementos naturais e aos problemas ambientais locais são um passo importante para contemplar os objetivos da Educação Ambiental. Partindo desse pressuposto, buscou-se nesse trabalho revelar as percepções de meio ambiente de um grupo de moradores residentes no entorno do Parque Municipal Jardim Botânico, em Sinop-MT, discutindo proposições para uma Educação Ambiental necessária e possível. As concepções de meio ambiente reveladas foram: 27% como problema; 24% como lugar para se viver; 22% como natureza e 14% como recurso. Tendo estado em destaque os assuntos: desmatamento; queimadas; regularização da extração da madeira; expansão do agronegócio; urbanização. Sendo visualizada uma nova maneira de conceber o meio ambiente, destacando-se o papel da Educação Ambiental, enquanto uma necessidade, propiciando um consenso entre os envolvidos. Uma Educação Ambiental transformadora que contemple a participação e o envolvimento do setor público e comunidade num mesmo projeto socioambiental.
Palavras – chave: meio ambiente; comunidade; percepções; educação ambiental.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.