O reflexo da violência paterna na formação do ser social e sua influência no desempenho escolar
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v4i1.1451Abstract
Objetiva-se através da abordagem sociocultural proposta por Vygotsky (2007) caracterizar a formação social do indivíduo através das relações estabelecidas entre os seres humanos em seu ambiente físico, social e familiar. Pode-se observar que o baixo rendimento escolar de duas crianças poderia estar relacionado à violência física ou emocional provocadas pela figura paterna no espaço doméstico, identificadas através de Avaliações Psicopedagógicas aplicadas com as vítimas e sua mãe, para a obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, em um município na região norte do Estado do Paraná, Brasil. Para a análise da influência da violência deu-se enfoque ao contexto sociocultural, no qual estes sujeitos estão inseridos, estruturado por situações adversas como pobreza, conflitos familiares, alcoolismo e autoritarismo paterno que associados produzem uma ecologia propiciadora de atos violentos e induzem a um baixo rendimento escolar. Enquanto escola e educadores precisamos nos atentar que o processo de aprendizagem desses alunos deve ser analisado levando em consideração não apenas às dificuldades individuais que eles apresentam em sala de aula, mas o conjunto de suas características pessoais, familiares, escolares e sociais aos quais estão projetados.
Palavras-chave: violência física; violência psicológica; desempenho escolar; psicopedagogia; ensino fundamental.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.