Educação de adultos em Mato Grosso/Brasil: da transição democrática à atualidade
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v4i2.1720Abstract
Este artigo analisa a trajetória da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Mato Grosso a partir da transiçãodemocrática até os dias de hoje. A pesquisa, de abordagem qualitativa, ancorou-se no levantamento bibliográficode alguns pesquisadores que investigaram a EJA neste estado nos últimos dez anos, dentre eles destacamos:BOFF (2002), MELLO (2010 e 2013), SOUSA (2009), SOUZA (2007). Este levantamento aconteceu no ano de2012 e fez parte de uma das etapas da investigação decorrida no curso de doutoramento, realizado naUniversidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) por meio da Coordenadoria de Pós-graduação em Educação. Olevantamento indica que, em matéria de educação de adultos, as políticas públicas desenvolvidas em MatoGrosso refletem o cenário nacional na articulação de programas, projetos e reformas educacionais para atenderàs imposições internas e aos acordos firmados com as instâncias internacionais. Tal articulação é responsávelpela redução do número de mato-grossenses analfabetos, propagação dos cursos profissionais em nível médio epressão da sociedade civil pela expansão da oferta da Educação Superior neste Estado. Contudo, quando se tratada oferta de políticas educacionais à demanda da EJA, estas são implantadas com propósitos definidos.
Palavras-chave: educação de jovens e adultos. Ações pontuais. Superação.
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