Educação como redenção, reprodução e transformação
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v4i2.1721Abstract
Durante os primeiros anos de vida, são os pais, os familiares, os amigos que agem como os mediadores domundo para as crianças. Posteriormente, é atribuído à escola, ao professor transmitir valores e conhecimentos demodo formal e sistematizado; contudo, as mediações não são idênticas. O educador Cipriano Carlos Luckesi(1994) se deteve em descreve três principais ações educativas: a redentora, a reprodutora e a transformadora. Nointuito de melhor compreender as atuais políticas pedagógicas tomadas pelo Estado, pelas instituições de ensinoe pelos educadores, o presente estudo vai analisá-las à luz da filosofia e da sociologia. Acredita-se que tais áreasde conhecimento permitirão analisar o ensino com um ato político e social, numa conjuntura onde as pesquisasde âmbito prático se sobrepõem às de ordem analítica. Quanto à relevância do texto, o objetivo é demonstrar quea educação continua ainda segregativa e reprodutora e precisa de professores que ajam como mediadorescríticos.
Palavras-chave: professor; ações educativas; mediadores críticos.
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