Cidadania e webletramento: do prazer à dependência digital
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v4i2.1722Abstract
Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa – em andamento – realizada com estudantes do ensinomédio de escolas públicas e particulares de Santo Antonio de Jesus – BA. Para isso aplicou-se 20 questionáriosaos estudantes do 1°, 2° e 3º anos do ensino médio, totalizando 120 questionários nas duas escolas, sendo umaparticular e a outra pública. Objetivo maior foi analisar o grau de dependência da internet do referido público,mensurando qualitativa e quantitativamente o nível de interação e aprendizagem em rede em que vivem osenvolvidos na pesquisa, a partir da compreensão da frequência e do uso da internet através do acesso pelosdispositivos móveis: celular, iphone, ipad, smartphones, etc. O suporte teórico-metodológico são os modelosetiológicos da dependência da internet (YOUNG, 1996). As mensurações tiveram como base o protocolo doInternet Addiction Test (IAT) no qual se pondera a extensão, a classificação e o envolvimento da pessoa comdependência de mídias a partir das categorizações: leve: 0-30 pontos; moderada: 31- 49 pontos; grave: 50 a 79pontos; gravíssima: 80-100 pontos. Nas mensurações realizadas nos dados fornecidos pelos estudantes de escolaspúblicas pesquisadas, a média foi de 31,79 pontos. O protocolo (IAT) mostra, neste caso, dependência leve. Poroutro lado, a escola particular apresentou média 50,1 pontos, que de acordo com o mesmo protocolo se tem nestecaso, dependência moderada.
Palavras-chave: dispositivos móveis; escola; dependência de internet.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.