OS PRIVILÉGIOS DA BRANQUITUDE E A REPRODUÇÃO DE DESIGUALDADES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.4002Abstract
Os estudos críticos da branquitude tiveram a sua emergência em meados dos anos 1990. Esta perspectiva surge no contexto das pesquisas sobre as relações étnico-raciais a fim de problematizar toda uma estrutura de favorecimento da população branca. Tentando dar visibilidade a esta estrutura, no presente estudo tem-se o objetivo de analisar de que maneira os privilégios simbólicos da branquitude se materializam no acesso ao ensino superior público brasileiro. As análises foram realizadas tendo como base os dados do Exame Nacional do Ensino Médio de 2018. Os resultados mostram que os brancos tendem a acessar cursos e futuramente seguirem em profissões de maior potencial remuneratório. Esta vantagem é o produto de toda uma estrutura de favorecimentos historicamente construída. Como exemplo, selecionando estudantes de mesmo nível de capital econômico, os candidatos brancos possuem uma melhor estrutura domiciliar para a realização dos estudos pelo fato de possuíram mais acesso à internet e mais computadores para utilização do que alunos pretos, pardos, indígenas ou amarelos. Todos resultados são analisados à luz dos estudos de teóricos brasileiros da branquitude.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.