POR QUE CONTAMOS HISTÓRIAS? UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PODER DA LITERATURA ORAL NA FORMAÇÃO DOS SUJEITOS
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4159Abstract
O presente trabalho visa discutir acerca da importância do desenvolvimento de atividades de contação de histórias em ambiente escolar para a aproximação entre educadores e discentes, bem como a importância das narrativas na formação do indivíduo. Para tanto, partimos de um estudo de caso realizado com professores e alunos do ensino básico em cidade do interior do Rio Grande do Sul. Esse estudo parte das reflexões teóricas de Olga Molina (1992), Fanny Abramovich (2004) e Alessandra Giordano (2007), estudiosas que pontuam a necessidade do desenvolvimento de práticas que coloquem a contação de história como prática dentro da sala de aula. Dessa forma, acreditamos que as atividades realizadas pelo grupo de contação de histórias, junto aos demais agentes da escola, colaboraram para um espaço ainda mais valoroso para o processo de ensino e aprendizagem. Ademais, entendemos que as práticas contribuíram para a construção de um espaço efetivo de troca e engajamento entre professores e alunos de forma bem mais produtiva e significativa.Downloads
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