ILHAS INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE EM AULAS DE LITERATURA

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E ABORDAGEM CTS NA ADAPTAÇÃO DE METODOLOGIA DE ENSINO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO EDUCACIONAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.10694

Keywords:

Ilhas interdisciplinares de racionalidade, Aulas de Literatura, Adaptação

Abstract

The present study covers part of a doctoral thesis that, among its specific objectives, aimed to bring Literature and science closer together, adapting interdisciplinary islands of rationality – methodology developed in the ambit of natural sciences – for Literature classes. Thus, this adaptation is presented and defended, as well as the fact that Literature classes can promote scientific and technological literacy, provided that literary excerpts are presented through the STS approach. For that, this paper carries out bibliographical research on all the mentioned terms (Literature, scientific and technological literacy, STS perspective and interdisciplinary islands of rationality) before the description of part of the interventionist research that was conducted for the elaboration of the educational product of the thesis, an app for cell phones, with sequences of classes structured around the interdisciplinary islands of rationality, to be used in Literature classes. All these mentioned, this paper reports how the proposed approximations proved to be possible, as well as the adaptation of the methodology under issue.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernando Bruno Antonelli Benites, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia, Mestre em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, e Especialista em Línguas Portuguesa e Inglesa e respectivas Literaturas e em Ensino de Filosofia e Sociologia, além de licenciado em Letras Português-Inglês e bacharel em Teologia. Docente em regime de dedicação exclusiva no Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Alessandra Dutra, Universidade Técnica Federal do Paraná -UTFPR

Graduada em Letras - Anglo com as respectivas literaturas pela Universidade Estadual de Londrina (1997), Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). É professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN de 2013-2017. Foi coordenadora adjunta do PPGEN de 2017 a 2019. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia - PPGECT (Doutorado Acadêmico), de Ponta Grossa-PR.

Awdry Feisser Miquelin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2000), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2003) e doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2009). Professor Associado IV no DAENS da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR / Campus Ponta Grossa, professor do PPGECT - Mestrado e Doutorado. Coordenador do Doutorado do PPGECT. 

References

ANTISZKO, T. R. Sequência Didática para o Ensino de Radiotividade com Enfoque CTS no Ensino Médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Tecnologias) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa. 2016.

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 122-134. Jul-dez/2001.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2002.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 24 jul. 2021, 17:30:15.

BERTI, J. P. Uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade para a Construção do Conceito de Função Matemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – UCS. Caxias do Sul. 2018.

BETTANIN, E. As Ilhas de Racionalidade na Promoção dos Objetivos da Alfabetização Científica e Técnica. Dissertação (Mestrado em Educação). UFSC. Florianópolis, 2003.

BRICKER, L. A; BELL, P. Conceptualizations of argumentation from science studies and the learning sciences and their implications for the practices of science education. Science Education, n. 92, v.3, p. 473–498. https://doi.org/10.1002/sce.20278.

CANDÉO, M. Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) por meio do Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) a partir de Filmes de Cinema. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, 2014.

CHASSOT, Á. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 89-100, Rio de Janeiro, Jan-Abr/2003.

COELHO, N. N. Literatura Infantil: Teoria, Análise e Didática. São Paulo: Moderna, 2000.

FÉLIX, M. E. O.; LIMA, B. T. S. As Metodologias Ativas na Construção do Conhecimento Científico: Utilização do Método JigSaw (Quebra-Cabeças) e Mapa Conceitual para o Ensino de Funções Oxigenadas. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 1, n. 1, p. 139-158, jan-abr./2021.

FOUREZ, G. Alfabetización Científica y Tecnológica: Acerca de las Finalidades de la Enseñanza de las Ciencias. Buenos Aires: Ediciones Colihue, 1997.

GARCIA, M. S. S. Mobilidade Tecnológica e Planejamento Didático. São Paulo: Senac, 2018.

HODSON, D. Teaching and Learning Science: towards a Personalized Approach. Buckingham: Open University Press, 2003.

IMHOF, A. M. Q.; SCHROEDER, E. O Tema Sexualidade Humana no Ensino Médio: As Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade como Metodologia em Aulas de Biologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9 n. 1, p. 277-300. Jan-abr/2016.

IPIRANGA, S. O papel da literatura na BNCC: ensino, leitor, leitura e escola. Revista de Letras, v. 1 n. 38, p. 106-114. Jan-jun/2019.

JOUVE, V. Por que Estudar Literatura? São Paulo: Parábola, 2012.

LADRIÈRE, J. Ética e pensamento científico: abordagem filosófica da problemática bioética. São Paulo: Letras & Letras, 1996.

LLOSA, M. V. Em defesa do Romance. In: Revista Piauí, n. 37, p. 64-69. Out. 2010. Disponível em: <http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao_37/artigo_1159/Em_defesa_do_ romance. aspx>. Acesso em: 25 jun. 2020, 11:28:02.

MAINGAIN, A; DUFOUR, B. A interdisciplinaridade em sentido estrito. In: FOUREZ, G. (Org.). Abordagens didácticas da interdisciplinaridade. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.

MELO, V. S. Benefícios e Vantagens de Desenvolver uma Aplicação Web com conceitos progressivos. In: CONGRESSO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 17, Anais. São Paulo (SP), 2017. Disponível em: http://conicsemesp.org.br/anais/files/2017/trabalho-1000024882.pdf. Acesso: 2 set. 2021.

MILETTO, M. F. Química no Ensino Fundamental: Investigando Questões Ambientais em uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – UNIPAMPA. Caçapava do Sul. 2017.

PACEY, A. The culture of technology. Oxford: Basil Blackwell, 1990.

SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. A Formação do Cidadão e o Ensino de CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade. In Educação em Química: Compromisso com a Cidadania. 3 ed., cap. 3, p.57-90. Ijuí: Unijuí, 2003.

TCHÁPEK, K. A Fábrica de Robôs. São Paulo: Hedra Educação, 2012.

WERLANG, R. B. Geoilhas: O Ensino de Geociências na Educação Básica Articulado com a Ilha Interdisciplinar de Racionalidade. 2017. Tese (Doutorado) – Programa de pós-graduação em educação em ciências: química da vida e saúde. UFRGS. Porto Alegre. 2017.

ZEIDLER, D. L; SADLER, T. D; SIMMONS, M. L; HOWES, E. V. Beyond STS: A research-based framework for socioscientifc issues education. Science Education, v. 89, n. 3, p. 357–377. https://link.sprin ger.com/article/10.1007%2Fs42330-020-00114-6. 2005. Accesso: 23 Mar. 2022.

Published

2023-12-20

How to Cite

Benites, F. B. A., Dutra, A., & Feisser Miquelin, A. (2023). ILHAS INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE EM AULAS DE LITERATURA: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E ABORDAGEM CTS NA ADAPTAÇÃO DE METODOLOGIA DE ENSINO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO EDUCACIONAL . Revista Educação, Cultura E Sociedade, 13(2), 35–50. https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.10694