CO-RESPONDÊNCIAS DE JOVENS PROFESSORES PARA PAULO FREIRE: NOTAS DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA

Authors

  • João Augusto dos Reis Neto Universidade Federal de São João Del Rei
  • Bruno Venancio Universidade Federal de São João Del Rei

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i1.4144

Abstract

O objetivo deste texto é apresentar uma reflexão sobre uma experiência de formação docente na disciplina “Paulo Freire e as cartas pedagógicas: diálogo e co-respondência”. Por meio da pesquisa sócio-histórica, em uma perspectiva dialógica, analisamos e discutimos as possibilidades e potências que o pensamento freireano, nos livros-cartas, pode oferecer à formação docente, por meio desta experiência, fomentando a leitura crítica do mundo e a busca por uma práxis transformadora. Consideramos que essa experiência reafirma (e celebra) a presença e o vigor do pensamento de Freire nos espaços formativos para a docência bem como reforça a sua necessidade para a construção de um outro projeto de educação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

João Augusto dos Reis Neto, Universidade Federal de São João Del Rei

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João Del Rei; pesquisador no Grupo de Pesquisa Laroyê: Culturas infantis e pedagogias descolonizadoras (UFLA).

Bruno Venancio, Universidade Federal de São João Del Rei

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João Del Rei.

Published

2021-02-07

How to Cite

Reis Neto, J. A. dos, & Venancio, B. (2021). CO-RESPONDÊNCIAS DE JOVENS PROFESSORES PARA PAULO FREIRE: NOTAS DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i1.4144

Issue

Section

Artigos