PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE): articulação no campo da política pública educacional.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12652

Palabras clave:

Plano Nacional de Educação. Metas. Educação Pública. Educação do Campo. Políticas Públicas.

Resumen

O estudo analisa a Educação do Campo dentro do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional – PROFSOCIO, destacando metas e estratégias para a melhoria dessa educação e suas implicações para políticas públicas. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental, investigou-se a eficácia de documentos como o Plano Nacional de Educação (PNE). Os resultados indicam que a educação rural enfrenta problemas estruturais e falta de investimento, agravados por estereótipos e políticas neoliberais. Apesar de avanços com programas e políticas específicas, as disparidades persistem, e a educação no campo continua a ser negligenciada em comparação com a urbana. As conclusões apontam para a necessidade urgente de uma abordagem mais inclusiva e adaptada às especificidades das áreas rurais para garantir uma educação de qualidade e equitativa.

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Biografía del autor/a

  • Edneuza Alves Trugillo, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP (2018); Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2009); Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1999). Atualmente é professora efetiva na Universidade do Estado de Mato Grosso /UNEMAT. Diretora da Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN - 2021 - 2023). Professora do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO), UNEMAT/Campus de Sinop. Membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) e no Comitê de Bacias Hidrográficas Alto Teles Pires - MD (CBH - SINOP-MT). Pesquisadora membro do grupo de pesquisa Rede de pesquisadores em Políticas Públicas, Estado e Formação Humana (REDE PPPEFH).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, educação ambiental, práticas pedagógicas e formação de professores.

  • Andréia Maria Neri Ecco, Rede Pública Municipal de Sinop - MT

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO UNEMAT), Especialista em Educação Infantil e Alfabetização (FIAVEC), Graduada em Pedagogia (UNEMAT), Pesquisador da Rede de Pesquisadores em Políticas Públicas, Estado e Formação Humana (REDE PPPEFH), Professora da Rede Pública Municipal de Sinop (SMEEC), Membro do Conselho Deliberativo da EMEB Alcídia Divanir Simões Sales Pavan. Bolsista Demanda Social (CAPES/MEC)..

  • Agnaldo Machado dos Santos, Rede Pública Municipal de Novo Mundo - MT

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO UNEMAT), Especialista em História e cultura afro-brasileira (FUNIP) e "Práticas pedagógicas na educação do campo: professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental" (UFMT), graduado em História (UNIUBE-MG), Pesquisador da Rede de Pesquisadores em Políticas Públicas, Estado e Formação Humana (REDE PPPEFH), Professor da Rede Pública Estadual de Mato Grosso (SEDUC), Professor da Rede Pública Municipal de Novo Mundo MT, (SME), Membro do CDCE da E.M.E.B. Dante Martins de Oliveira, Bolsista Demanda Social (CAPES/MEC)

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Publicado

2025-03-03

Cómo citar

Trugillo, E. A., Neri Ecco, A. M., & Machado dos Santos, A. (2025). PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE): articulação no campo da política pública educacional. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(1), 21-30. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12652