O DESENCANTAMENTO E A RACIONALIZAÇÃO DA CONDIÇÃO HUMANA: o sujeito nos novos movimentos sociais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12655

Palabras clave:

Teoria crítica, sociologia, teoria social.

Resumen

Este artigo é resultado de revisão teórica realizada sob orientação da linha de pesquisa Educação, Escola e Sociedade do Programa de Mestrado em Sociologia em Rede Nacional PROFSOCIO UNEMAT. Como elemento teórico, o texto tem em vista compreender a Teoria Crítica no contexto do pensamento estrutural-funcionalista, retomando às vertentes teóricas do pensamento de Marx e Weber. Utiliza-se do campo da teoria histórico-estrutural, para delinear a metodologia da escrita, visando explicitar a condição humana e constituição do sujeito nos novos movimentos sociais. Considera as desigualdades e a pobreza, como fatores de riscos à produção material da vida.

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Biografía del autor/a

  • Enaide Tereza Rempel, Secretaria Municipal de Educação de Sinop - MT

    Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ/PPFH(2020); Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS (2011); Pesquisadora do Grupo Rede de Pesquisadores em Políticas Públicas, Estado e Formação Humana (UNEMAT/FIOCRUZ). Pesquisadora do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde (THESE/UERJ/UFF/EPSJV/FIOCRUZ). Professora na Rede Pública Municipal de Educação Básica em Sinop-MT (1999); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT (1992). Atualmente é pesquisadora na área das ciências humanas. Atua nas ciências da educação e sociais, com ênfase em Educação, Metodologias do Ensino, Alfabetização e Letramento, Educação Ambiental, Planejamento e Avaliação na Educação; Políticas Públicas Educacionais, Currículo, Formação de Professores.

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Publicado

2025-03-03

Cómo citar

Rempel, E. T. (2025). O DESENCANTAMENTO E A RACIONALIZAÇÃO DA CONDIÇÃO HUMANA: o sujeito nos novos movimentos sociais. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(1), 128-137. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12655