OS DOCUMENTOS CURRICULARES DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL E NO PARANÁ NO PERÍODO ENTRE 2008 E 2023
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1%20(Ed.%20Especial).12659Palabras clave:
Currículo, Ensino de Sociologia , Pedagogia das CompetênciasResumen
O presente artigo discute as perspectivas curriculares sobre o ensino de Sociologia em dois períodos distintos da história brasileira. O objetivo geral deste estudo é comparar os documentos curriculares tanto nacionais como os do estado do Paraná e identificar as continuidades e descontinuidades no que tange ao ensino de Sociologia no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental, sendo que o 1º período compreende os anos entre 2008 e 2018 e toma como referência a nível nacional os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Orientações Curriculares Nacionais para Sociologia e a nível estadual as Diretrizes Curriculares Estaduais - Sociologia. O 2º período é referente aos anos entre 2019 e 2023, tendo como documentos nacionais a Base Nacional Comum Curricular e a Lei nº. 13.415/2017 e estadual o Referencial Curricular para o Ensino Médio paranaense. Como resultados preliminares identificamos que as reformas curriculares recentes alteraram drasticamente a organização curricular da Sociologia no Ensino Médio, aprofundando a pedagogia das competências e reduzindo o espaço da referida ciência nos currículos do estado do Paraná.
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