OS DOCUMENTOS CURRICULARES DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL E NO PARANÁ NO PERÍODO ENTRE 2008 E 2023

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1%20(Ed.%20Especial).12659

Palabras clave:

Currículo, Ensino de Sociologia , Pedagogia das Competências

Resumen

O presente artigo discute as perspectivas curriculares sobre o ensino de Sociologia em dois períodos distintos da história brasileira. O objetivo  geral deste estudo é comparar os documentos curriculares tanto nacionais como os do estado do Paraná e identificar as continuidades e descontinuidades no que tange ao ensino de Sociologia no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental, sendo que o 1º período  compreende os anos entre 2008 e 2018 e toma como referência a nível nacional os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Orientações Curriculares Nacionais para Sociologia e a nível estadual as Diretrizes Curriculares Estaduais - Sociologia. O 2º período é referente aos anos entre 2019 e 2023, tendo como documentos nacionais a Base Nacional Comum Curricular e a Lei nº. 13.415/2017 e estadual o Referencial Curricular para o Ensino Médio paranaense. Como resultados preliminares identificamos que as reformas curriculares recentes alteraram drasticamente a organização curricular da Sociologia no Ensino Médio, aprofundando a pedagogia das competências e reduzindo o espaço da referida ciência nos currículos do estado do Paraná.

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Biografía del autor/a

  • Willian Oliveira da Silva, Secretaria de Educação do Estado do Paraná

    Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (ProfSocio/UFPR). É licenciado em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Atualmente é professor efetivo (QPM) de Sociologia da Secretaria de Educação do Estado do Paraná.

  • Fernanda Landolfi Maia, Universidade Federal do Paraná - UFPR

    Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná UFPR. Mestre em Educação com enfoque em Formação Continuada, Prática Pedagógica e Ensino Superior. Possui graduação em Ciências Sociais. É professora associada do Setor de Educação Profissional e Tecnológica e do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Sociologia (PROFSOCIO) da Universidade Federal do Paraná. Membro do GETS/UFPR - Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Sociedade, pesquisadora na linha: "Novas configurações do trabalho, profissões e educação". Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Intensificação e Flexibilização do Trabalho  Coautora nos livros "Secretariado em Pauta", "Flexíveis, virtuais e precários: trabalhadores de tecnologia da informação" e A pesquisa no contexto secretarial: ensaios acadêmicos em perspectiva (formato e-book). Coautora nas obras internacionais: Secretariado: transições e conexões da editora UA-Aveiro (formato e-book) e Handbook of Stress and Academic Anxiety da editora Springer.

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Publicado

2025-03-03

Cómo citar

Oliveira da Silva, W., & Landolfi Maia, F. (2025). OS DOCUMENTOS CURRICULARES DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL E NO PARANÁ NO PERÍODO ENTRE 2008 E 2023. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(1), 9-20. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1 (Ed. Especial).12659