MERITOCRACIA E CIDADANIA: o papel das instituições educacionais num contexto de privilégios

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13095

Palabras clave:

Política, Educação, Instituições, Comum.

Resumen

O artigo tem como objetivo refletir sobre as contribuições das instituições sociais na sociedade e os processos educacionais como alternativas de resistência num contexto de privilégios. Para tanto, buscamos situar o fenômeno educativo no contexto da modernidade, através de um olhar crítico e reflexivo. O conceito de política como preocupação com o mundo ganha relevância frente ao risco que corre a coisa pública de desaparecer a partir da hegemonia neoliberal. Autores como Paulo Freire, Hannah Arendt, Perry, Foucault, Certeau, Dussel, Dardot e Laval e outros ajudarão no caminho reflexivo. Nossa hipótese é que por mais que a globalização tenha esvaziado a construção social, as instituições educativas podem reverter a lógica individualista através de processos coletivos e duradouros que primam pela participação cidadã. A metodologia foi realizada através de uma pesquisa bibliográfica a partir dos referenciais estudados na disciplina Instituições e Processos Educacionais no curso de Doutorado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis-RJ.  Conclui-se que é possível resgatar o sentido das instituições e a possibilidade transformadora dos processos democráticos como horizonte do comum e o compromisso com cada estudante que chega na escola como oportunidade de superação da desigualdade social. 

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Biografía del autor/a

  • Francisco Juceme Rodrigues do Nascimento, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
    Professor e pesquisador, com graduação(1998) e especialização (2001) em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, graduação em Teologia - Seminário Santo Antônio (1996), especialização em Educação pela PUC/RJ (2000) mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2006). Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis - RJ com pesquisa em desenvolvimento na Linha de Instituições Educacionais, Políticas Públicas e Práticas Educativas e membro do GEPCEP - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo nas Escolas Públicas e IDEA - Grupo de Pesquisa sobre Inclusão e Diversidade.  Atualmente faz parte do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba.

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Publicado

2024-12-27

Cómo citar

Rodrigues do Nascimento, F. J. (2024). MERITOCRACIA E CIDADANIA: o papel das instituições educacionais num contexto de privilégios. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(3), 83-93. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13095