MERITOCRACIA E CIDADANIA: o papel das instituições educacionais num contexto de privilégios
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v14i3.13095Palabras clave:
Política, Educação, Instituições, Comum.Resumen
O artigo tem como objetivo refletir sobre as contribuições das instituições sociais na sociedade e os processos educacionais como alternativas de resistência num contexto de privilégios. Para tanto, buscamos situar o fenômeno educativo no contexto da modernidade, através de um olhar crítico e reflexivo. O conceito de política como preocupação com o mundo ganha relevância frente ao risco que corre a coisa pública de desaparecer a partir da hegemonia neoliberal. Autores como Paulo Freire, Hannah Arendt, Perry, Foucault, Certeau, Dussel, Dardot e Laval e outros ajudarão no caminho reflexivo. Nossa hipótese é que por mais que a globalização tenha esvaziado a construção social, as instituições educativas podem reverter a lógica individualista através de processos coletivos e duradouros que primam pela participação cidadã. A metodologia foi realizada através de uma pesquisa bibliográfica a partir dos referenciais estudados na disciplina Instituições e Processos Educacionais no curso de Doutorado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis-RJ. Conclui-se que é possível resgatar o sentido das instituições e a possibilidade transformadora dos processos democráticos como horizonte do comum e o compromisso com cada estudante que chega na escola como oportunidade de superação da desigualdade social.
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