EDUCACIÓN RURAL Y LUCHAS EMANCIPATORIAS POR LA TIERRA PARA LA PRODUCCIÓN DE VIDA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13949

Palabras clave:

Educación rural, Trabajadores rurales, Luchas campesinas. Emancipación.

Resumen

Este artículo consiste en una investigación bibliográfica y documental sobre la educación rural en la lucha por la emancipación y consolidación de las familias campesinas para una vida digna en el campo. Analizamos documentos, artículos científicos, capítulos de libros y libros completos de autores reconocidos en el campo de la educación rural. Inicialmente, nos propusimos demostrar cómo, histórica y políticamente, la lucha campesina por la consolidación de hombres y mujeres en el campo se desarrolló y continúa desarrollándose, estructurada en el marco de las leyes y la organización de los propios individuos rurales en la lucha por la tierra, la educación y el espacio social. Posteriormente, demostramos cómo estas luchas se han transformado en proyectos sociales y políticos para la vida rural. Finalmente, ofrecemos algunas consideraciones sobre cómo estas luchas y movimientos se ven impactados por los cambios de rumbo del panorama político brasileño actual.

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Biografía del autor/a

  • José Luiz Muller, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Possui graduação em FILOSOFIA pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1991) e mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000), doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores na área de Pedagogia, agressividade, violência, aprendizagem, avaliação, construção do Projeto Político Pedagógico escolar.

  • Jaime José Zitkoski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

    Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição - FAFIMC (1988). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS (1992) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1999). É Professor Titular com dedicação exclusiva na UFRGS, atuando junto ao Departamento de Estudos Básicos na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nos cursos de Licenciaturas na área de Filosofia da Educação. Atua, também, no Pós Graduação em Educação - PPGEDU-UFRGS - orientando Mestrado. Doutorado e Pos Doutorado - com ênfase em Educação Popular Latino-americana e Estudos Sobre Universidade, desenvolvendo pesquisas, principalmente, nos seguintes temas: Educação Popular, Paulo Freire e os desafios da Universidade na perspectiva da Humanização e Emancipação Social. Coordena a área de Filosofia da Educação na FACED/UFRGS.

  • Marion Machado Cunha, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Professor Livre-Docente na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Sinop. Possui licenciatura em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), com ampla experiência nas áreas de ensino, pesquisa e gestão acadêmica. Nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, foi responsável pela implementação do primeiro mestrado em rede nacional a distância na UNEMAT, o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI), de 2019 a 2022, e desde 2023 exerce a função de Vice-Coordenador desse programa. Também integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Ensino de História desde 2017. É bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), uma parceria entre a UFMT e a UNEMAT. Atua como parecerista Ad Hoc de projetos de pesquisa da UNEMAT e é membro do Conselho Editorial da Revista Educação, Cultura e Sociedade, da Revista Eventos Pedagógicos e de outros periódicos científicos. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Educação e Práticas Sociais (GEPTEPS) do CNPq. 

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Publicado

2025-07-31

Cómo citar

Muller, J. L., Zitkoski, J. J., & Cunha, M. M. (2025). EDUCACIÓN RURAL Y LUCHAS EMANCIPATORIAS POR LA TIERRA PARA LA PRODUCCIÓN DE VIDA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(2), 119-133. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13949