O desenvolvimento de práticas musicais no ensino da química para a educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v4i1.1454Resumen
Utilizar a música no ensino contribui significativamente para aprendizagem dos estudantes, pois oportuniza novas formas de obtenção, construção e reconstrução do conhecimento. Este estudo descreve a utilização de uma estratégia de ensino que utilizou a música para tornar o aprendizado de Química mais agradável e significativo. Seu desenvolvimento ocorreu no 2º semestre de 2012, com estudantes do 1º Ano do Ensino Médio do Centro de Educação de Jovens e Adultos “15 de outubro” de Barra do Bugres –MT. A turma foi dividida em grupos para a construção de paródias que elucidassem os conceitos estudados. Os resultados permitiram constatar que houve maior compreensão da Tabela Periódica e da constituição das substâncias da natureza. As paródias elaboradas e apresentadas levaram os estudantes a trabalharem de forma coletiva e comprometida. Também aumentou o fluxo de visitação na sala de multimídias. Por meio do fazer musical foram desenvolvidas importantes habilidades como a percepção, a sensibilidade, a criatividade e a imaginação. O desenvolvimento dessa estratégia de ensino permitiu construir aprendizados significativos num ir e vir entre Ciências e Artes.
Palavras-chave: estratégia didática; práticas musicais; ensino de Química; paródia; vínculo emocional.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.