Eterno Tema: A mulher e o saber como bem comum e a cidade do Recife (1870-1909)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v4i1.1466Resumen
O saber como bem comum aos povos passou a ser ferramenta necessária para consecução de uma cidade civilizada. Aliado a esse desejo de progresso, as transformações urbanísticas ocorridas na cidade e suas consequências possibilitaram uma modificação do perfil da mulher na sociedade. Na cidade do Recife, para a consecução de uma cidade civilizada, a mulher passou a ser peça importante na construção de uma cidade dentro dos propósitos da civilização, por isso ela foi moldada conforme o interesse de grupos sociais que as forjavam. Em diferentes momentos históricos nos oitocentos- apesar de setores conservadores da sociedade- nos jornais, nas revistas, na tribuna, as discussões sobre a intelectualização e emancipação feminina geravam polêmicas e apontavam novos espaços os quais as mulheres iriam ocupar no século XX.
Palavras-chave: gênero; educação; Recife.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.