Relações étnico-raciais nos livros didáticos de Matemática do 1° ao 5° anos do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2597Resumen
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, disponibilizados pelo PNLD para escolha das escolas públicas. Optou-se por selecionar um livro de cada ano e de editoras diferentes, totalizando cinco exemplares. O objetivo principal foi verificar que mudanças, em relação ao conceito de “ser negro” são possíveis detectar no tratamento didático relativo à diversidade e à valorização da população negra resultantes da Lei 10.639/03 nos livros didáticos de Matemática. Nos livros do primeiro e do segundo ano não há conteúdos da História da África e da Cultura Afro-Brasileira e Africana, por exemplo. No livro do 3º ano há muitas imagens positivas quanto ao negro, mas apresenta poucos conteúdos referentes à cultura afro-brasileira e africana. No livro do 4º ano há poucas imagens e menor uso estereótipos nos conteúdos, contando parte da verdade sobre a história das contribuições dos africanos para a sociedade. No livro do 5º ano os autores trabalharam sobre definições de palavras que são usadas pelas pessoas que tem origens a partir do vocabulário dos africanos. Os dados mostram que os livros didáticos de matemática analisados, ainda trazem indícios de racismo, preconceito e discriminação. A análise mostra que os autores criaram estratégias de representação, cumprindo apenas o mínimo que a lei exige, pois, os conteúdos trabalhados são poucos e as imagens representativas constituem minoria e ainda existem mensagens subjetivas que excluem e discriminam, mostrando a figura do não-negro como superior.
Palavras-chave: negro; racismo; livro didático; Matemática.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.