A educação na teoria sociológica de Durkheim e Marx

Autores/as

  • Maria Auxiliadora de Almeida
  • Reinaldo Gomes de Arruda

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2590

Resumen

Este artigo analisa teorias sociológicas clássicas identificando nelas aproximações e modos de compreensão da educação. A partir de textos de Durkheim e Marx aponta como os diferentes modos de explicar a relação indivíduo/sociedade influencia na maneira de pensar a educação. Esta, como prática social, tem relação intrínseca com a sociologia, portanto é fundamental pensar a educação a partir de teorias sociológicas, que mesmo nas suas divergências apresentam caminhos para a reflexão acerca da realidade educacional na sociedade atual.

Palavras-chave: Sociologia; teorias clássicas; educação.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2016-12-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A educação na teoria sociológica de Durkheim e Marx. (2016). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 7(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2590