A educação na teoria sociológica de Durkheim e Marx
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2590Resumen
Este artigo analisa teorias sociológicas clássicas identificando nelas aproximações e modos de compreensão da educação. A partir de textos de Durkheim e Marx aponta como os diferentes modos de explicar a relação indivíduo/sociedade influencia na maneira de pensar a educação. Esta, como prática social, tem relação intrínseca com a sociologia, portanto é fundamental pensar a educação a partir de teorias sociológicas, que mesmo nas suas divergências apresentam caminhos para a reflexão acerca da realidade educacional na sociedade atual.
Palavras-chave: Sociologia; teorias clássicas; educação.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.