Imagens de professores divulgadas na mídia: a novela Carrossel
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2595Resumen
O objetivo deste artigo é analisar concepções de alunos e de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o que é ser professor e o que consideram um professor bem-sucedido. A pesquisa foi realizada numa escola pública de uma cidade da Grande São Paulo. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com base num roteiro semiestruturado, numa abordagem qualitativa. O referencial teórico foi desenvolvido com base em autores como Arroyo, Borges, Castells, Saviani, entre outros. Com base nos dados coletados, verificou-se que a maioria das crianças entrevistadas assistia à novela Carrossel. Assim, este artigo traz algumas considerações acerca desta produção midiática citada pela maioria das crianças nas entrevistas, destacando algumas imagens de professores divulgadas na mídia. Concluímos que estas imagens podem perpetuar a ideia da professora-mãe, símbolo de amor e de abnegação.
Palavras-chave: imagens de professor; concepções de alunos; mídia.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.