Trajetória formativa e prática pedagógica: narrativas de professores no contexto da escola do campo
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2598Resumen
Este artigo tem por objetivo apresentar uma pesquisa que visou compreender a trajetória do processo de formação e o desenvolvimento da prática pedagógica dos professores no contexto da educação do campo. A abordagem metodológica do estudo foi qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica e o instrumental memorial como fonte e coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa foram seis professores da Escola Municipal Madre Gabriela, localizada na fazenda Poções no Município de Arraias – TO. O marco teórico do estudo teve como base as ideias de Almeida (2001), Catani, Bueno e Souza (2000), Garcia (1995), Nóvoa (1995), Tardif (2002), Molina (2006) e Caldart (2002), os quais destacam em seus escritos a formação docente. Os dados do trabalho apontaram que, apesar de todos os desafios que os professores enfrentam na atividade pedagógica no contexto do campo, acreditam na educação como meio de transformação e construção de identidade e saberes.
Palavras-chave: educação do campo; formação de professores; história de vida; prática pedagógica.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.