Trajetória formativa e prática pedagógica: narrativas de professores no contexto da escola do campo

Autores/as

  • Sebastião Silva Soares
  • Lília Reijane R. Santos Menezes

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2598

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar uma pesquisa que visou compreender a trajetória do processo de formação e o desenvolvimento da prática pedagógica dos professores no contexto da educação do campo. A abordagem metodológica do estudo foi qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica e o instrumental memorial como fonte e coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa foram seis professores da Escola Municipal Madre Gabriela, localizada na fazenda Poções no Município de Arraias – TO. O marco teórico do estudo teve como base as ideias de Almeida (2001), Catani, Bueno e Souza (2000), Garcia (1995), Nóvoa (1995), Tardif (2002), Molina (2006) e Caldart (2002), os quais destacam em seus escritos a formação docente. Os dados do trabalho apontaram que, apesar de todos os desafios que os professores enfrentam na atividade pedagógica no contexto do campo, acreditam na educação como meio de transformação e construção de identidade e saberes.

Palavras-chave: educação do campo; formação de professores; história de vida; prática pedagógica.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2016-12-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Trajetória formativa e prática pedagógica: narrativas de professores no contexto da escola do campo. (2016). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 7(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v7i1.2598