Reflexões de si: Experiências de escrita do memorial de formação
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v8i2.3235Resumen
O trabalho é fruto de reflexões (auto)biográficas em que se toma a trajetória de formação do doutoramento comoelemento para se pensar no conhecimento de si através da escrita do memorial de formação. Neste sentido, o estudo
visa compreender os sentidos que atravessam as experiências formativas, tomando a escrita do memorial como
elemento de reflexão do conhecimento de si. Para tanto, adotamos como base teórica as discussões de Souza
(2006), Pineau (2014) e Josso (2010). Trata-se de uma pesquisa-formação em que foi utilizado como dispositivo
analítico de pesquisa o memorial descritivo de um dos autores deste trabalho. Adotamos como base metodológica a
pesquisa (auto)biográfica, que permite aos sujeitos refletir sobre suas vivências e experiências, bem como tomar
consciência de si e de sua própria formação. Este estudo nos possibilitou uma maior compreensão das variadas
perspectivas formativas que o conhecimento de si desencadeia, ao nos permitir perceber a importância de
evidenciar o processo de produção do conhecimento, de formação e de exercício da profissão.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.