SALA DE AULA INVERTIDA COMO UM TIPO DE ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3796Resumen
O presente artigo foi elaborado a partir do levantamento de uma revisão literária de produções científicas sobre o procedimento metodológico Ensino Híbrido – Sala de Aula Invertida (EH-SAI), cujo objetivo foi identificar e analisar as pesquisas que foram desenvolvidas no período entre 2015 e 2018. O levantamento das produções foi feito nas seguintes bases de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Google Acadêmico, Repositório da Universidade Federal de Goiás - UFG e Repositório da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Para identificação dos trabalhos, utilizamos descritores em português e inglês: sala de aula invertida, aula invertida, ensino híbrido, educação básica, ensino fundamental, ensino médio, Flipped Classroom, Blended Learning. Identificamos artigos, dissertações, teses e capítulos de livros. Contudo, refinamos o levantamento centrando nossas análises apenas nas dissertações e teses com foco na educação básica. Definidas as dissertações e tese, analisamos os seguintes aspectos: título da pesquisa, bases de dados, quantidade de defesas por ano, instituições de defesas e seus referidos estados e regiões, área do conhecimento, palavras-chave, questões de pesquisa, abordagens metodológicas, técnicas e instrumentos de pesquisa e resultados. O esforço para levantamento dessas produções, bem como suas análises, nos permitiu vislumbrar um vasto caminho a ser percorrido pelo uso de novas metodologias de ensino, em especial EH-SAI.
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