SALA DE AULA INVERTIDA COMO UM TIPO DE ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Paulo Magno Costa Santos
  • Maria Deusa Ferreira da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3796

Resumo

O presente artigo foi elaborado a partir do levantamento de uma revisão literária de produções científicas sobre o procedimento metodológico Ensino Híbrido – Sala de Aula Invertida (EH-SAI), cujo objetivo foi identificar e analisar as pesquisas que foram desenvolvidas no período entre 2015 e 2018. O levantamento das produções foi feito nas seguintes bases de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Google Acadêmico, Repositório da Universidade Federal de Goiás - UFG e Repositório da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Para identificação dos trabalhos, utilizamos descritores em português e inglês: sala de aula invertida, aula invertida, ensino híbrido, educação básica, ensino fundamental, ensino médio, Flipped Classroom, Blended Learning. Identificamos artigos, dissertações, teses e capítulos de livros. Contudo, refinamos o levantamento centrando nossas análises apenas nas dissertações e teses com foco na educação básica. Definidas as dissertações e tese, analisamos os seguintes aspectos: título da pesquisa, bases de dados, quantidade de defesas por ano, instituições de defesas e seus referidos estados e regiões, área do conhecimento, palavras-chave, questões de pesquisa, abordagens metodológicas, técnicas e instrumentos de pesquisa e resultados. O esforço para levantamento dessas produções, bem como suas análises, nos permitiu vislumbrar um vasto caminho a ser percorrido pelo uso de novas metodologias de ensino, em especial EH-SAI.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Magno Costa Santos

    Mestrando em Ensino, com área de concentração na Educação Básica pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Especialista em Educação: Sociologia e Ensino de Sociologia pelo Centro Universitário Claretiano (2015) e Ensino de Filosofia pela Universidade Cândido Mendes (2017). Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2003). Graduado em Licenciatura plena em Sociologia pelo programa especial de formação pedagógica pela Faculdade Machadinho. Professor regente da Rede Estadual de Educação da Bahia (desde 2004); Curso Sêneca Pré-vestibular (desde 2014). Ex-coordenador do programa de formação de professores em Metodologias Ativas com enfase no Ensino Híbrido - Sala de Aula Invertida no Colégios Paulo VI em Vitória da Conquista-BA (desde de 2017/18). Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão em Tecnologias Digitais no Ensino (GPETDEN) - UESB.

  • Maria Deusa Ferreira da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
    Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (1995), com Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Rio Claro(1999) e Doutora em Educação - Linha de Educação Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN (2010). Pós-Doutorado em Educação Matemática -UNESP Rio Claro (2016). Professora Titular na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB - Campus de Vitória da Conquista (BA). Atua na área de Matemática, com ênfase no ensino de Cálculo Diferencial e Integral e na área de Educação Matemática desenvolvendo pesquisas nas seguintes linhas: História da Matemática, Tecnologias Digitais no Ensino e Formação de Professores de Matemática.

Downloads

Publicado

10/07/2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SALA DE AULA INVERTIDA COMO UM TIPO DE ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. (2020). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3796