DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL: UM CONVITE À REFLEXÃO

Autores/as

  • Solange Lucas Ribeiro Universidade Estadual de Feira de Santana.
  • Maria José Oliveira Duboc Universidade Estadual de Feira de Santana.
  • Klayton Santana Porto

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3903

Resumen

O presente artigo intenciona contribuir para o debate sobre a inclusão de alunos com deficiência no ensino superior e para o repensar da docência, com vista a superar preconceitos e barreiras que obstaculizam o acesso, a permanência e o desenvolvimento de tais alunos, nesse nível de ensino.  Evidencia, ainda, a necessidade de que os avanços verificados na legislação e nas diretrizes, voltadas à educação inclusiva, se materializem no cotidiano acadêmico. Relata, também, preocupações e experiências vivenciadas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial (GEPEE) e pelo Grupo Permanente de Trabalho (GPT) para a elaboração e implantação da política de inclusão no ensino superior da Universidade Estadual de Feira de Santana, cujos dados colhidos apontam para o longo caminho a ser percorrido para desconstruir a visão cristalizada, no imaginário das pessoas, de que deficiência é sinônimo de incapacidade.

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Biografía del autor/a

  • Solange Lucas Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana.

    Doutora em Educação pela Universidade del Mar. Docente permanente do Mestrado em Educação (PPGE) e do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana.

  • Maria José Oliveira Duboc, Universidade Estadual de Feira de Santana.

    Doutora em Educação pela Universidade del Mar. Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana.

  • Klayton Santana Porto
    Doutor e Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA). Professor do Curso de Licenciatura em Educação do Campo com Habilitações em Ciências da Natureza e Matemática (UFRB).

Publicado

2020-07-10

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL: UM CONVITE À REFLEXÃO. (2020). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3903