DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL: UM CONVITE À REFLEXÃO
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3903Abstract
O presente artigo intenciona contribuir para o debate sobre a inclusão de alunos com deficiência no ensino superior e para o repensar da docência, com vista a superar preconceitos e barreiras que obstaculizam o acesso, a permanência e o desenvolvimento de tais alunos, nesse nível de ensino. Evidencia, ainda, a necessidade de que os avanços verificados na legislação e nas diretrizes, voltadas à educação inclusiva, se materializem no cotidiano acadêmico. Relata, também, preocupações e experiências vivenciadas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial (GEPEE) e pelo Grupo Permanente de Trabalho (GPT) para a elaboração e implantação da política de inclusão no ensino superior da Universidade Estadual de Feira de Santana, cujos dados colhidos apontam para o longo caminho a ser percorrido para desconstruir a visão cristalizada, no imaginário das pessoas, de que deficiência é sinônimo de incapacidade.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.