INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Autores/as

  • Kalline Flávia Silva de Lira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3937

Resumen

A história da educação das pessoas com deficiência no Brasil tem um percurso de avanços, e ainda hoje tenta realizar sua implementação de forma satisfatória. A inclusão no ensino regular é um processo de luta pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência em ter acesso a uma educação de qualidade. Neste momento ainda busca-se estabelecer uma educação sem qualquer tipo de discriminação, preceitos de várias legislações e documentos oficiais. O presente artigo tem como objetivo compreender o processo histórico da inclusão escolar, que preconiza a participação e aprendizagem dos/as alunos/as com deficiência nas escolas regulares, a partir da Educação em Direitos Humanos, focando esta perspectiva como direito à igualdade e à diversidade. A inclusão das pessoas com deficiência nas classes regulares teve um aumento significativo nos últimos anos, garantindo o exercício da cidadania e promoção dos direitos humanos de maneira mais igualitária. Pode-se concluir que apesar dos avanços notórios, alguns desafios ainda persistem, pois demanda uma transformação na estrutura social vigente, na busca de estabelecer uma sociedade que acolha os interesses e particularidades de todas as pessoas, sem qualquer tipo de segregação ou discriminação. Por isso acredita-se que a Educação em Direitos Humanos é um norte para garantir a autonomia e a emancipação das pessoas com deficiência.

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Biografía del autor/a

  • Kalline Flávia Silva de Lira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Psicóloga. Mestre em Direitos Humanos (UFPE). Doutoranda em Psicologia Social (UERJ).

Publicado

2020-10-28

Cómo citar

INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. (2020). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3937