INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3937Resumen
A história da educação das pessoas com deficiência no Brasil tem um percurso de avanços, e ainda hoje tenta realizar sua implementação de forma satisfatória. A inclusão no ensino regular é um processo de luta pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência em ter acesso a uma educação de qualidade. Neste momento ainda busca-se estabelecer uma educação sem qualquer tipo de discriminação, preceitos de várias legislações e documentos oficiais. O presente artigo tem como objetivo compreender o processo histórico da inclusão escolar, que preconiza a participação e aprendizagem dos/as alunos/as com deficiência nas escolas regulares, a partir da Educação em Direitos Humanos, focando esta perspectiva como direito à igualdade e à diversidade. A inclusão das pessoas com deficiência nas classes regulares teve um aumento significativo nos últimos anos, garantindo o exercício da cidadania e promoção dos direitos humanos de maneira mais igualitária. Pode-se concluir que apesar dos avanços notórios, alguns desafios ainda persistem, pois demanda uma transformação na estrutura social vigente, na busca de estabelecer uma sociedade que acolha os interesses e particularidades de todas as pessoas, sem qualquer tipo de segregação ou discriminação. Por isso acredita-se que a Educação em Direitos Humanos é um norte para garantir a autonomia e a emancipação das pessoas com deficiência.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.