Pensar Alunos, Professores, Escolas, Políticas

Autores/as

  • Antonio NÓVOA

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v2i2.1004

Resumen

Este texto constitui um ensaio no sentido mais exacto do termo. Trata-se de uma reflexão livre, que procura lançar ideias e explorar caminhos para pensar as questões educativas e pedagógicas. O ensaio tem como pano de fundo duas grandes mudanças: a primeira prende-se com a forma de organização dos sistemas de ensino e do “modelo escolar” e teve lugar na segunda metade do século XIX; a segunda relaciona-se com o desenvolvimento dos conceitos da “modernidade pedagógica” e teve lugar no princípio do século XX. Tendo como referência estas duas mudanças, o texto procura lançar as bases de um novo olhar sobre a educação na contemporaneidade, com base em quatro entradas: alunos, professores, escolas, políticas.

Palavras-chave: modelo escolar; modernidade pedagógica; nova aprendizagem; espaço público da educação.

 

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Biografía del autor/a

Antonio NÓVOA

Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Possui doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Genebra e agregação em Ciências da Educação na Universidade de Lisboa; doutorado em História pela Universidade de Paris IV-Sorbonne. É Reitor da Universidade de Lisboa.

Publicado

2012-12-14

Cómo citar

NÓVOA, A. (2012). Pensar Alunos, Professores, Escolas, Políticas. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 2(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v2i2.1004

Número

Sección

Artigos