A PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA:

REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva; Ensino de Ciência e Matemática; Formação de Professores; Saberes Docentes

Resumo

Este estudo é um recorte de uma pesquisa de Mestrado que investigou as percepções de professores de Ciências da Natureza e Matemática sobre a perspectiva da educação inclusiva, a partir da realidade vivenciada em sua escola. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada em uma instituição de ensino no Rio Grande do Sul (RS), em 2020, por meio de entrevistas semiestruturadas, compondo uma análise descritiva interpretativa. Foi possível observar que pela trajetória profissional, os saberes docentes são identificados como necessários ao exercício da profissão. As expectativas dos docentes frente à formação continuada e à educação inclusiva, assim como as estratégias utilizadas para garantir uma educação de qualidade para os alunos foram pontos de destaque nas reflexões dos professores. Considerando os resultados da pesquisa, foi possível fazer algumas inferências sobre a forma como professores e a própria escola percebem a educação inclusiva, indicando que ainda há mudanças a serem efetivadas, principalmente em relação ao processo de formação docente.

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Biografia do Autor

Lucilene Piva, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2016). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química. Estágio em efluentes pela FEPAN, docente em escolas estaduais e particulares no ensino de química e laboratório. Foi Bolsista CAPES no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências em Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil com a abordagem : REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. Atualmente é doutoranda e bolsista CAPES no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências em Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil . Trabalha no Instituto de Estadual de Educação Princesa Isabel como professora de Matemática.

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Publicado

19/12/2022

Como Citar

Piva, L. (2022). A PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA:: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 12(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/8848