O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL: aspectos da sua institucionalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12578

Palavras-chave:

História da Sociologia no Basil, Disciplina de Sociologia, Práticas Curriculares, Formação de Educadores, Educação Básica

Resumo

O presente artigo apresenta aspectos da institucionalização do ensino de Sociologia na Educação básica brasileira. Analisa os primeiros estudos de Sociologia e de sua continuidade, identifica os primeiros centros de estudos sociológicos, apresenta as trajetórias de estudiosos que contribuíram para a inserção da Sociologia enquanto disciplina nos espaços formativos de professores nas primeiras Universidades e na Educação escolar e sinaliza a manutenção da Sociologia nas práticas curriculares. A pesquisa é de abordagem qualitativa, levantamento bibliográfico e de revisão teórica. Além disso, investiga a trajetória de dois estudiosos e suas contribuições para a fundação de uma Sociologia do Brasil, Fernando de Azevedo e Florestan Fernandes e analisa as políticas educacionais do Ensino de Sociologia. Os resultados revelam que a institucionalização da Sociologia no Brasil seguiu a concepção de desenvolvimento nacional pensando na formação de aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos; já as visões sociológicas adotadas e implantadas visavam à inserção do trato científico da formação da sociedade brasileira. Os elementos identificados também resultaram numa Sociologia do Brasil um campo teórico científico e prático preocupado com o desenvolvimento científico nacional, já as práticas curriculares escolares se caracterizaram por intermitências conforme interesses de governos e não de política de Estado. Em suma, as conquistas alcançadas contribuíram para o processo de institucionalização da disciplina Sociologia e para a prática do ensino sociológico na formação docente, na Universidade, e especialmente, para a Educação Básica.

.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Givanilton de Araújo Barbosa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), linha de pesquisa Políticas Sociais e Desenvolvimento. Licenciado em Ciências Sociais e cursando a segunda graduação em Pedagogia: Educação do Campo pela mesma Instituição. Desde 2015 estuda e pesquisa os atingidos por barragem do Estado da Paraíba (Barragem de Acauã na bacia hidrográfica do Rio Paraíba) com ênfase nas memórias, reassentamento agrovilas e Educação.

Referências

AZEVEDO, Fernando de. Princípios de Sociologia: pequena introdução ao estudo de Sociologia geral. Ed. Melhoramentos. 5ª Ed. São Paulo, 1951.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de 15 de outubro de 1827. Estabelece a criação de escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Império. Câmara dos deputados, Coleção de Leis do Império do Brasil de 1827, Brasília, DF, 1827

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação pela Lei nº 4.024 de 1961. Onde a Sociologia permanece como disciplina optativa ou facultativa nos currículos. Diário oficial da união, Poder executivo. Brasília, DF. 1961.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei nº 5.692 de 1971. Mantém o caráter optativo, raramente aparecendo a Sociologia senão quando vinculada ao curso que, obrigatoriamente, deveria ser profissionalizante. Diário oficial da união, Poder executivo. Brasília, DF. 1971.

BRASIL. Ministério da Educação.Lei nº 7.044 de 1982. Revoga a obrigatoriedade do ensino profissionalizante. Diário oficial da união, Poder executivo. Brasília, DF. 1982.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº 9.394 de 1996. Diário Oficial da União, Poder executivo. Brasília, DF. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 11.684, de 02 de junho de 2008. Obrigatoriedade do ensino de sociologia e filosofia no ensino médio. Diário Oficial da União, Poder executivo. Brasília, DF. 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Medida Provisória 746 de 2016. Diário oficial da união, Poder executivo, Brasília, DF, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Projeto de Lei nº 6.840de 2013. Jornada do currículo de tempo integral. Diário oficial da união, Poder executivo. Brasília, DF. 2013

BRASIL. Ministério da Educação. Lei 13.415 de 2017. Reforma do Ensino Médio. Diário oficial da união, Poder executivo. Brasília, DF. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular de 2018. Diário oficial da união, Poder executivo. Brasília, DF. 2018.

BRASIL.Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências humanas e suas tecnologias: Conhecimentos de sociologia. volume 3, Brasília, 2006

CHACON, Vamireh. História das ideias Sociológicas no Brasil. Editora Universidade de São Paulo, São Paulo, 1977.

DAYRELL, Juarez; REIS, J. B. Juventude e escola: reflexões sobre o ensino da Sociologia no ensino médio. In.: XIII Congresso brasileiro de Sociologia. Anais. Recife: Ed. da UFF, 2007.

_________. A escola "faz" as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc., v. 28, n. 100, Campinas, out. 2007.

FERNANDES, Florestan. O ensino de sociologia na escola secundária brasileira. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA. São Paulo, 1954.

____________. A Sociologia no Brasil: contribuição para o estudo de sua formação e desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1976.

___________. Ciência e Sociedade na evolução social do Brasil. In.:A Sociologia no Brasil: contribuição para o estudo de sua formação e desenvolvimento. Petrópolis, Vozes, 1976.

____________. Fundamentos empíricos da explicação sociológica. São Paulo: Editora nacional, 1972.

IANNI, Octávio. A Sociologia de Florestan Fernandes. Estudos avançados,v. 10, n. 26, 1996. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ea/v10n26/v10n26a06.pdf Acesso em: 15 out. 2020.

______________. O ensino de Ciências Sociais no 1º e 2º graus. Cad. Cedes, v. 31, n. 85, Campinas, set-dez, 2011.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

MORAIS, Amaury Cesar. Desafios para a implantação do ensino de Sociologia na escola média brasileira. In: HANDFAS, Anita [et al] Orgs. A Sociologia vai à escola: história ensino e docência. Rio de Janeiro: Quartet: FAPERJ, 2009.

MACHALA, Bárbara Nassif. A reforma do Ensino Médio no Brasil e seu impacto no ensino da sociologia, 2017.

MICELI, Sergio (Org). Sociologia no Brasil: Florestan Fernandes e a escola paulista. História das Ciências Sociais no Brasil, v, 2. São Paulo: Ed. Sumaré, 1995.

MEUCCI, Simoni.

PENNA, Maria Luiza. Fernando de Azevedo. Recife: Editora Massangana, 2010.

PILETTI, Nelson. Fernando de Azevedo. Estudos avançados. v. 8, n. 22, 1994.

SILVA, Ileizi; Luciana Fiorelli. A sociologia no ensino médio: os desafios institucionais e epistemológicos para a consolidação da disciplina. Cronos, v.8, n. 2, Natal, jul.dez.2007.

_______________________. O ensino das Ciências Sociais/Sociologia no Brasil: histórico e perspectivas. In.: Sociologia: ensino médio. Brasília, 2010.

SARANDY, Flávio Marcos Silva. O ensino de sociologia na escola média brasileira: as lutas políticas em torno de sua obrigatoriedade e as apropriações simbólicas da disciplina. In.: IV Seminário de pesquisa do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional. Anais. Campos dos Goytacazes, 2011.

VARGAS, Francisco E. Beckenkamp. O ENSINO DA SOCIOLOGIA: Dilemas de uma disciplina em busca de reconhecimento. In.: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, IFISP/UFPelV. 02, Nº 04, Jul/Dez/2014. Disponível em:https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/publicacoes/artigos/. Acesso em: Out. 2020.

VILLAS BÔAS, Glaucia K. A Vocação das Ciências Sociais no Brasil: Um estudo da sua produção em livros no acervo da Biblioteca Nacional 1945-1966. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Biblioteca Nacional, 2007. Acesso em 07/01/2023. Disponível em: http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_obrasgerais/drg1278656.pdf

WEBER, Max. A objetividade do conhecimento nas ciências sociais. Sociologia. São Paulo: Ática, 1982.

Downloads

Publicado

03/03/2025

Como Citar

Barbosa, G. de A. (2025). O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL: aspectos da sua institucionalização. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(1), 138-150. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i1.12578