Trabalho, educação e cultura: considerações sobre o terceiro movimento de ocupação da Amazônia Mato-Grossense e formação da sociedade local
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v1i2.430Resumo
Este artigo analisa a formação da sociedade norte-mato-grossense em região de Amazônia Meridional entre as décadas de 1970 e 1980. Nele é discutido como o histórico dos grupos populacionais, as relações de trabalho, a educação local e a cultura concorreram para a criação de uma sociedade com características peculiares de coesão social e legitimação da propriedade privada e da exploração intensa da mão-de-obra migrante. O estudo é realizado a partir da revisão de estudos sobre a região e de entrevistas com operários e moradores que residem na região desde adécada de 1970.
Palavras-Chave: Amazônia Meridional; povoamento; trabalho; educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.