Quando a educação de adultos depende da política? Considerações a partir do estudo do movimento de educadores populares de Porto Alegre

Autores

  • Lucio LORD UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v2i1.615

Resumo

O presente trabalho analisa a constituição, emergência e atuação do movimento de educadores populares nasperiferias de Porto Alegre/RS, na medida em que este demanda por educação de adultos nos diversos níveis,alcançando inclusive o ensino superior. Para tanto é analisada a expansão do controle público sobre a educação apartir dos anos 1990, e as exigências da LDB. Neste novo contexto a demanda popular por creche torna-se demandapor formação daqueles que trabalham em creches comunitárias atendendo à infância sem qualificação. A coleta dedados utilizou técnicas de pesquisa de campo como a etnografia, observação participante, entrevistassemiestruturadas e de história de vida, bem como análise documental e revisão da bibliografia sobre o tema.

Palavras-chave: política educacional; periferias urbanas; movimentos sociais.

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Biografia do Autor

  • Lucio LORD, UNEMAT
    Graduado em Ciências Sociais e Mestre em Educação pela UFRGS, Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP. Professor Adjunto em Sociologia na UNEMAT.

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Publicado

13/06/2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Quando a educação de adultos depende da política? Considerações a partir do estudo do movimento de educadores populares de Porto Alegre. (2012). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 2(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v2i1.615